2 de junho de 2014

Aluno do Mestrado da FDSM é destaque em Congresso na Alemanha

Entrega da Revista da FDSM para a Universidade de Passau

Rafael Alem durante apresentação em Congresso na Alemanha

O mestrando e o Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende, da FDSM

O aluno do Programa de Mestrado da FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas), Rafael Alem Mello Ferreira, foi destaque no Congresso Internacional Jurídico da Universidade de Passau, realizado na Alemanha entre 20 e 24 de maio. O Brasil foi representado pela FDSM, UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e USP (Universidade de São Paulo).
Com o tema Jurisdição Constitucional, o Congresso reuniu juristas das mais renomadas instituições de ensino de Direito do mundo, entre elas as Universidades de Harvard e Pequim. O tema do trabalho apresentado por Rafael foi “Jurisdição Constitucional Ofensiva”. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Eduardo Henrique Lopes Figueiredo, do Programa de Mestrado da FDSM. 

Seguindo sua tradição de valorizar e prestigiar os alunos com melhor desempenho, a FDSM apoiou financeiramente a participação de Rafael no Congresso. “Ficamos muito felizes e orgulhosos de ter um de nossos alunos participando de um evento internacional desta magnitude. Parabenizamos o Rafael, que elevou o Programa de Mestrado da FDSM na Alemanha”, destacou o Coordenador Financeiro e Presidente da Fundação Sul Mineira de Ensino, mantenedora da Faculdade, Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende.

O trabalho apresentado por Rafael foi elogiado pelos organizadores do evento, e rendeu um convite para cursar, com bolsa de estudos, doutorado na Universidade de Passau. “Além do convite para o doutorado, a Universidade de Passau quer estabelecer convênio com a FDSM, inclusive os documentos já estão no Programa de Mestrado. Isso demonstra o prestígio que a Instituição vem alcançando em nível internacional”, disse o mestrando. Outro ponto positivo foi com relação à Revista da FDSM. “Presenteei a Universidade com uma Revista Científica da FDSM e esta foi inscrita no acervo internacional da Instituição. Agora iremos enviar semestralmente a publicação para eles, e as nossas produções científicas serão conhecidas por pesquisadores de todo o mundo”. 


A internacionalização do Programa, segundo o aluno, é um diferencial da FDSM que merece ser valorizado. “Esta visão do Programa de Mestrado da FDSM, de buscar parcerias com universidades estrangeiras e apoiar os alunos para a participação em eventos e projetos fora do país, é um grande benefício para nós, pesquisadores. Agradeço muito a FDSM por todo o apoio que recebi, sem o qual não poderia ter participado do Congresso”, finalizou Rafael.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela FDSM pela iniciativa de apoio e parabéns para o Rafael!! A FDSM foi muitíssimo bem representada na Alemanha! O Rafael é brilhante!!!

Thaís Carvalhaes disse...

Ah! O Rafael é muito dedicado, inteligente, parabéns, Rafael!!!

Sérgio Santos Melo disse...

Como colega do Rafael no mestrado da FDSM, posso atestar o seu brilhantismo! Realmente, um grande valor que deve ser mantido e constantemente apoiado pela FDSM!

Abraços e parabéns ao Rafa e à instituição.