26 de agosto de 2014

Diretório Acadêmico da FDSM realiza debate sobre influências entre Mídia e Política


        Mônica  Fonseca Franco (Diretório Acadêmico FDSM), Letícia Garroni Moreira Franco (Levante Popular) ; 
          Rafaella Dotta (Jornal Brasil de Fato); Kalyton Lucas Alves Mendes  e Fúlvio Faria (Levante Popular). 

   Alunos e convidados participantes da mesa redonda Influências entre Mídia e Política.

Influências entre Mídia e Política, este foi o tema debatido no último sábado, 23, em mesa redonda realizada pelo Diretório Acadêmico Jorge Beltrão da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM), que contou com a participação do Levante Popular da Juventude de Pouso Alegre e da jornalista Rafaella Dotta do jornal de Belo Horizonte, Brasil de Fato. 
                                                                                            
Para destacar os pontos polêmicos que envolvem a influência entre a Mídia e a Política, Rafaella Dotta conduziu o tema conceituando comunicação, mídia e imprensa, classificou os donos da mídia no Brasil e Minas Gerais, fez um demonstrativo das escolhas das notícias, dos interesses que circundam ao seu redor e das influências dos meios de comunicação em época de período eleitoral. “A mídia, de certa forma, manipula as informações. É muito importante termos essa consciência e sabermos que ela tem posicionamentos políticos”, destacou a jornalista.  Segundo ela é preciso também que as pessoas entendam a construção do processo democrático através dos meios de Comunicação. “Hoje as pessoas possuem diversas meios para que possam buscar a informação, possam escolher seu representante da melhor forma e serem protagonistas da sociedade. Isso é muito importante para o avanço para a democracia e a construção do indivíduo”, ressaltou.

O aluno do 6º período de Direito e membro do Levante Popular da Juventude, Kalyton Lucas Alves Lemes, fez um apontamento sobre a importância da realização da mesa redonda. “Para nós, acadêmicos do Direito, e também para os estudantes em geral, é extremamente importante entender as influências entre mídia e política e fazer uma análise mais aguçada dos fatos que são contrapostos na realidade”, comentou. 

A representante do Diretório Acadêmico, Mônica Fonseca Franco, conta que a demanda em debater Mídia e Política partiu dos alunos da faculdade que participam de movimentos populares. “Na sociedade em geral, e em vários temas do Direito, a mídia possui grande influência. E nem sempre essa influência é aquela que representa em si o Direito, representa o fato. Daí surgiu a ideia de se discutir esse tema, para abrir o horizonte, o olhar crítico do estudante de Direito quanto aos acontecimentos na sociedade. Hoje em dia as pessoas acham, não tem opinião, porque elas já compram a notícia pronta. Por isso a importância de um embasamento jurídico, a importância de se pesquisar e entender tudo que é multiplicado, tudo que é passado para a frente”, comentou.  

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns!