4 de setembro de 2014

Excelência do Programa de Mestrado da FDSM atrai profissionais de diversas áreas

                     Edifício Dr. Carlos Abel Guersoni Rezende (prédio anexo da FDSM), onde funciona o Mestrado.



Recomendando pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o Mestrado em Direito da FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) é considerado um dos melhores do Estado, e neste ano formará sua 4ª turma. Sob a coordenação dos professores doutores Elias Kallás Filho e Rafael Lazzarotto Simioni, o curso tem por objetivo pesquisar, sob uma ótica sofisticada, os grandes temas do Direito na contemporaneidade. É destinado a profissionais de todas as áreas do Direito, Ciências Sociais, Filosofia, Relações Internacionais e Ciência Política.  

O Mestrado da FDSM apresenta como área de concentração o eixo comum Constitucionalismo e Democracia, sustentado em duas linhas de pesquisa: Efetividade dos Direitos Fundamentais Sociais e Relações Sociais e Democracia. Possui um corpo docente de alto nível, formado por doutores e pós-doutores com experiência internacional e na publicação de livros e artigos. Aliado a isso, os alunos contam com o apoio da FDSM para a divulgação de suas pesquisas em eventos externos nacionais e internacionais. 

Profissionais de diversas áreas vêm comprovando a excelência do curso e aplicabilidade para suas vidas profissionais. Para o juiz federal Francisco de Assis Garces Júnior, aluno da turma de 2014, o Mestrado está sendo um estímulo para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. “Antes de ingressar na FDSM frequentei outro programa, e não me senti estimulado. Procurava muito mais do que um título acadêmico, e sim o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Passei a frequentar as disciplinas isoladas na FDSM e percebi que minha busca havia cessado. Por essa razão, que sempre indico o programa da FDSM para quem deseja aprimoramento pessoal e profissional, e não somente um mero título”, declarou.              


   Francisco de Assis Garces Júnior,
 Juiz Federal . 


Segundo a aluna Carolina Baracat Mokarzel, que trabalha como Oficial de Registro de Imóveis em São José do Rio Pardo, São Paulo, o Mestrado permite uma vasta interligação com temas ligados à rotina de trabalho. “O Mestrado está me ajudando a conhecer melhor as teorias que aplico diariamente no meu trabalho. Entender a essência e poder compatibilizar a evolução de um instituto com a melhor interpretação para sua aplicação no caso concreto, trazem maior segurança e certeza para os padrões que fixamos. O Mestrado da FDSM é bastante sério e completo. Possui uma linha de pesquisa interessantíssima e muito ampla, permitindo aos alunos do programa novas visões para temas enfrentados corriqueiramente. Trata-se de uma experiência acadêmica intensa que certamente agregará um conhecimento vasto e robusto ao mestrando”, comentou.    

Carolina Baracat Mokarzel, 
Oficial de Registro de Imóveis .


“O Mestrado da FDSM apresenta um viés crítico, onde a ciência do direito é estudada nas suas mais profundas complexidades, encampando elementos de diversas disciplinas científicas e que possibilitam uma melhor compreensão das tensões observadas entre os conceitos teóricos juridicamente formulados e os reais efeitos identificados na realidade prática observada. Enfim, é um prazeroso convite ao processo de redescobrir a ciência jurídica”, destacou o delegado de Polícia Civil Renato Mendes Wisniewski . Segundo ele, a escolha pelo Mestrado da FDSM foi influenciada pela grande tradição da instituição no cenário jurídico regional. “No período que antecedeu o processo seletivo do Mestrado, no final de 2013, inclusive, recordo das notícias veiculadas na imprensa nacional sobre a posse do Min. Dr. João Otávio de Noronha como membro efetivo do TSE e oriundo do STJ, sendo também ele egresso dos bancos acadêmicos da FDSM, formado em 1981”, disse.


                                                                           Renato Mendes  Wisniewski,
                                                                                   Delegado de Polícia Civil. 


Para os interessados em cursar o Mestrado da FDSM estão abertas as inscrições para o processo seletivo que irá formar a turma de 2015. O curso é destinado a bachareis em Direito ou cursos afins (Ciências Sociais, Filosofia, Relações Internacionais ou Ciência Política) e graduandos em Direito que concluirão o curso em 2014. Tem a duração de 24 meses, sendo 12 meses para a realização dos créditos e do projeto de pesquisa e 12 meses para a elaboração da dissertação. As inscrições devem ser feitas pelo site da FDSM: www.fdsm.edu.br, até 24 de outubro de 2014, e toda a documentação entregue no mesmo prazo. Mais informações na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Direito pelo telefone: (35) 3449-8106 ou pelo e-mail: ppgd@fdsm.edu.br. 

Nenhum comentário: