21 de outubro de 2014

Alunos, ex-alunos e professores da FDSM falam da experiência vivida no MBA em Portugal


                                                      Acadêmicos da FDSM em frente ao ISCAC Coimbra Business School.



Durante a semana de 06 a 10 de outubro 25 alunos e ex-alunos da FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) acompanhados pelos professores Ana Carolina de Faria Silvestre Rodrigues e Elias Kallás Filho, participaram de um Intercâmbio Científico-Cultural em Portugal. Denominado “Intensive Week MBA” o intercâmbio resultou da parceria institucional com a Universidade Autônoma de Lisboa e o Instituto Politécnico de Coimbra com a FDSM. O tema central do curso “Democracia, Cidadania e Constituição”, foi desenvolvido por renomados juristas e professores das instituições portuguesas em formato de aulas, palestras e mesas redondas.

Segundo depoimentos dos participantes, o Intercâmbio em Portugal foi uma experiência extremamente enriquecedora. Para o coordenador do Programa de Mestrado em Direito da FDSM, Prof. Dr. Elias Kallás Filho, a atividade evidenciou que o ensino e a pesquisa na FDSM estão em perfeita concordância com o que se discute na Europa. “Em sua grande maioria, os autores e obras mencionados no curso são os mesmos estudados aqui na Instituição, sobretudo no Programa de Mestrado. A diferença está na aplicação deste conhecimento ao contexto português e europeu, o que, acredito, tenha sido a principal contribuição, permitindo-nos ampliar horizontes e inspirar novos projetos de pesquisa”, relatou.

De acordo com Kallás, além dos conhecimentos acadêmicos, o Intercâmbio também proporcionou aquisições de cultural geral. “Para além da academia, o intercâmbio nos proporcionou, ainda, expressivas aquisições de cultura geral. Da arquitetura à gastronomia, passando pelas artes e pelas particularidades linguísticas, cada momento de contato com a cultura e a história de Portugal foi para todos os participantes do programa um momento de grande aprendizado, aprimorando nossa formação cultural e de cidadania”, comentou o professor.

“A FDSM é uma instituição empreendedora e comprometida com o ensino de qualidade. Nós, professores, nos sentimos orgulhosos e efetivamente felizes por ver, claramente, que o currículo do nosso curso está alinhado ao currículo europeu. E que a educação jurídica oferecida pela FDSM capacita os seus alunos para enfrentar quaisquer desafios do Direito no mundo. Em todas as discussões tecidas no curso, os educandos e bachareis em direito formados pela FDSM revelaram conhecimento sólido e senso crítico. Isto se deve, em grande medida, à educação com índole interdisciplinar, integral e dialogal construída em nossas salas de aula. Para além, essa iniciativa foi fundamental para o alargamento de nossas relações internacionais e para uma maior visibilidade de nossa Instituição no continente europeu”, afirmou a gestora do Núcleo de Extensão da FDSM, Profª. Me. Ana Carolina de Faria Silvestre Rodrigues.

A ex-aluna Synara Rodrigues Figueiras conta que optou participar do Intercâmbio em Portugal tendo em vista a riqueza dos temas apresentados, e também por atuar como advogada no ramo de direito público. “Não posso dizer que fui surpreendida com o brilhantismo dos professores e organização das exposições, pois o edital e a equipe que planejou a atividade deixou tudo muito transparente para os participantes. Mas, da mesma forma, não posso deixar de destacar que fiquei encantada com tanto conhecimento e excelente dinâmica que foram exibidos. Agradeço a FDSM e ao seu Núcleo de Extensão por nos permitir tamanha emoção e nos proporcionar este perfeito MBA. Que novas oportunidades possam ser ofertadas", disse.

Para a aluna Fernanda Santos Araújo, a sensação de aprender e estar em Portugal diante de juristas e professores renomados foi indescritível. “Sinto-me privilegiada por ter participado deste intercâmbio. A cada palestra observei o direito com outros olhos, tendo a oportunidade de ampliar minha visão crítica de mundo. Só tenho a agradecer a FDSM pela oportunidade e pela felicidade que me proporcionou através deste intercâmbio", contou.

O diretor da FDSM, Prof. Rafael Simões, ressalta que a realização do Intercâmbio Científico-Cultural em Portugal confirma o compromisso da Instituição de oferecer excelência em ensino aos seus alunos, preparando-os de forma global para a atuação no mercado de trabalho. “Em nome da FDSM, agradeço aos Professores Cidália Mota Lopes, do ISCAC Coimbra Business School, e António Carlos Santos, da Universidade Autônoma de Lisboa, por nos permitir esta parceria e a oportunidade de levar nossos alunos e ex-alunos a vivenciarem experiências valiosas para suas carreiras profissionais. Agradeço ainda a Professora Ana Carolina de Faria Silvestre Rodrigues, gestora do Núcleo de Extensão da Faculdade, pelo empenho e dedicação para fazer deste intercâmbio um grande sucesso”, finalizou. 

Nenhum comentário: