23 de outubro de 2014

Ex-aluno e apresentador da TV Justiça realiza palestra na FDSM



                         Os professores Demétrius Amaral Beltrão, Fabiano Melo e  Leandro Corrêa de Oliveira.



A FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) recebeu no último sábado, 18 de outubro, o ex-aluno Fabiano Melo, professor e apresentador do Programa “Prova Final”, da TV Justiça, para a palestra “A urgência do presente: Direitos Humanos, Sustentabilidade e você”. A atividade acadêmica ocorreu no Salão do Júri, com a participação de cerca de 300 alunos de graduação e pós-graduação.

Em sua apresentação, Fabiano Melo destacou a importância de uma ampla reflexão sobre as questões ambientais atuais e os grandes desafios para a teoria jurídica. “É uma discussão sobre a dramaticidade da escassez dos recursos naturais que, em articulação com a explosão demográfica, a intensidade dos impactos ambientais, a poluição e as mudanças no clima, colocam em risco os sistemas que conhecemos (natural, econômico, social e até mesmo jurídico), o que impõe a cada um de nós um compromisso ético, nos termos do art. 225 da Constituição de 1988”, explicou.            

O professor, que é ex-aluno da FDSM, aproveitou a oportunidade para rever a instituição na qual se graduou. “É uma alegria retornar à FDSM, instituição que despertou em mim o elemento mais importante do ensino: a curiosidade, o interesse em aprender. Vejo que onde fiz a graduação e uma pós-graduação é um lugar com nova feição, que tem um forte compromisso com o ensino de qualidade e reflexivo, dialógico, o que é motivo de orgulho para alunos e ex-alunos”, disse.  

Umas das alunas participantes foi Débora Nogueira Lopes, que cursa o 8º período diurno. Para ela, a palestra englobou uma questão muito importante e atual, a Sustentabilidade. “Interesso-me pelo Direito Ambiental, gostei bastante. A palestra foi extremamente enriquecedora. Em tom descontraído e com extenso conteúdo, o Professor Fabiano esclareceu muitas questões para nós”, comentou a acadêmica.


De acordo com o professor responsável pelo evento, Leandro Corrêa de Oliveira, os apontamentos dos alunos refletem o sucesso do evento. “Recebemos muitos elogios pelo tema e palestrante escolhidos. Vale destacar também que o Prof. Fabiano Melo agradeceu a receptividade da FDSM. Enfim, agradeço a presença dos alunos e do Prof. Demétrius Amaral Beltrão, que gentilmente prestigiou o evento. Ressalto que todas as atividades promovidas pela Instituição, sempre com grandes nomes do Direito e abordagem dinâmica de questões atuais, demonstram sua constante busca pela formação de qualidade”, concluiu.                  

Nenhum comentário: