29 de outubro de 2014

IV Seminário de Iniciação Científica da FDSM reúne trabalhos de instituições do Sul de Minas e São Paulo

Acadêmicos participantes do Seminário de Iniciação Científica juntos ao
 Gestor do Núcleo de Pesquisa da FDSM, Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni.




Acadêmicos e pesquisadores se reuniram no sábado, 25 de outubro, para apresentarem seus trabalhos no 4º Seminário de Iniciação Científica da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM). O evento contou com a participação dos alunos da própria faculdade e das instituições FAJ (Faculdade de Jaguariúna), Faculdade Max Planck, FEPI (Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá), FUMESC (Fundação Machadense de Ensino Superior e Comunicação), IEMS (Instituto Mineiro de Educação Superior), Universidade Anhembi Morumbi e UNIPAC (Universidade Presidente Antônio Carlos). No total foram 20 seminários e 14 pôsteres que divulgaram pesquisas sobre diversos temas do universo jurídico atual.

O Seminário visa constituir um espaço de divulgação, discussão e avaliação das pesquisas realizadas pelos alunos da FDSM e de outras instituições que fazem parte de programas de iniciação científica, destacou o Gestor do Núcleo de Pesquisa da FDSM, Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni. “É fundamental conhecer as pesquisas, as problemáticas, os desafios, as dificuldades e também as experiências que deram certo nas outras instituições. Assim como, a participação dos nossos alunos em Seminários de nível nacional e internacional tem gerado uma consolidação de experiências que a FDSM agora pode devolver a toda região do Sul de Minas, mostrando para toda a comunidade acadêmica, profissional e social as pesquisas que aqui são realizadas e têm despertado a atenção de pesquisadores em nível nacional”, disse.

Participaram do Seminário 36 pesquisadores sendo eles: 24 da FDSM e 12 das demais instituições participantes. O acadêmico da Faculdade de Jaguariúna (FAJ), Renato Ribeiro Goivinho, falou sobre o tema “A Lei Maria da Penha e o crime de ameaça – algumas considerações sob a ótica da Jurimetria”.  Durante sua apresentação no evento fez algumas considerações em relação à instituição. “Quero agradecer a recepção da FDSM, voltarei com as melhores impressões dessa instituição e de todos que fazem parte dela”, disse.

Karen Miranda de Souza, aluna da Faculdade Max Planck, de Indaiatuba, apresentou o tema “Jurimetria no Inquérito Policial”. A acadêmica relatou sua admiração pela estrutura da FDSM e a organização do evento. “A Faculdade é excelente. É muito bom participar deste evento, tivemos a oportunidade de divulgação do nosso trabalho e o contato com outros pesquisadores, o que amplia os nossos conhecimentos”, disse.

O aluno da Universidade Anhembi Morumbi, Hugo Garcia Miranda, trouxe o tema “A insurgência do jus puniendi para com o jus libertais”. Para ele a FDSM é uma instituição de referência em qualidade. “A FDSM é uma ótima instituição, por isso me interessei em participar desse Seminário”, destacou.

Outra participante foi Maria Gorete Tavares, aluna da FUMESC, de Machado. Seu trabalho abordou o tema “A alienação parental: O conhecimento como ferramenta para diagnosticar e prevenir essa prática”. Para ela a apresentação de um trabalho no Seminário de Iniciação Científica da FDSM é também uma oportunidade enriquecedora. “Enriquece o currículo e divulga tanto os trabalhos quanto os pesquisadores. O Seminário da FDSM é muito organizado, a equipe organizadora ficou à disposição dos alunos para quaisquer esclarecimentos em questões de locais e horários das apresentações. E a qualidade dos trabalhos, de um modo geral, me surpreendeu. Valeu a pena”, afirmou.

A acadêmica da FDSM, Clarissa Paiva, falou sobre o tema “ O que as gerações futuras precisam saber sobre a anistia”. Segundo ela, a iniciativa do Seminário de Iniciação Científica é muito importante para a formação de novos pesquisadores. “Esse evento abre um espaço para que possamos mostrar nossas pesquisas e divulgar em meio à sociedade. Fiquei muito feliz por fazer parte desta iniciativa, já que o campo da pesquisa é muito amplo e de suma importância para a formação da sociedade”, relatou.

Nenhum comentário: