10 de novembro de 2014

FDSM realiza II Simpósio do Grupo de Pesquisa SAÚDI



                Grupo de Pesquisa SAÚDI: Damáris Ribeiro, João Paulo Oliveira, Lin Chun Hui, Prof. Dr.Elias Kallás,  
Maria Lydia Gomes Flora e Profª Drª. Cristina Kallás Hueb.


Aconteceu na noite de sexta-feira, 07 de novembro, o II Simpósio do Grupo de Pesquisa SAÚDI SAÚDI (Pesquisa em Saúde e Direito), da Faculdade de Direito do Sul de Minas. O evento contou com a participação dos expositores, alunos de graduação e pós-graduação.
                                 
Na abertura do Simpósio, o coordenador do Grupo, Profº Dr. Elias Kallás Filho, falou da importância do evento para os acadêmicos da FDSM. “Esse evento cumpre com dois objetivos simultâneos: mostrar os resultados das pesquisas desenvolvidas no SAÚDI e estimular os acadêmicos a participarem de vários grupos de pesquisa liderados pelos professores de Mestrado”,destacou.

A mestranda Damáris Costa Ribeiro apresentou o tema "Maternidade de Substituição: Aspectos Gerais e Necessidade de Regulamentação no Ordenamento Jurídico Brasileiro". Para ela, o grupo é fundamental para o desenvolvimento dos seus trabalhos de pesquisa. “Participar do SAÚDI contribui de maneira concreta para a realização da minha dissertação do Mestrado. É muito enriquecedor, são pesquisas intensas, comprometidas e com resultados muito precisos”, ressaltou a aluna.

O acadêmico João Paulo de Oliveira Fonseca abordou em sua pesquisa o tema "Influência da Prova Pericial nas Decisões Judiciais Acerca da Responsabilidade Civil dos Médicos". Segundo ele, todos os Grupos de Pesquisa da FDSM contribuem para uma formação mais completa dos alunos, especialmente aqueles que desejam o aprofundamento na área de pesquisa científica. “É um diferencial importante da FDSM. E participar do SAÚDI é muito interessante, nos permite um contato com a área da Medicina, que é bem distinta do Direito”, analisou.        
    
Os temas das  demais pesquisas expostas foram: Importância do Planejamento Familiar (Profª. Drª. Cristina Kallás Hueb), Limites do Poder Normativo do Conselho Federal de Medicina (mestranda Maria Lydia Gomes Flora) e Responsabilidade Civil do Médico na Jurisprudência do TJMG (acadêmico Lin Chun Hui).

Nenhum comentário: