1 de abril de 2015

Cultura e Arte abrem novos caminhos para o aprendizado na FDSM

 Grupo de alunos que participaram do Ciclo de Estudos Avançados - CINE FDSM.


Alunos participantes do  Grupo de Estudos  "Música no Direito". 



Para oferecer ao acadêmico uma sistemática de aprendizado diferenciada, a FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) promove atividades de pesquisa e extensão que, por meio da cultura e arte, visam enriquecer e aprimorar os conteúdos das disciplinas lecionadas em sala de aula. Entre as atividades destaca-se o Ciclo de Estudos Avançados CINE FDSM, em que os alunos e professores analisam o Direto sob a ótica do cinema. E também o Grupo de Estudos “Música no Direito”, que incentiva o estudo do Direito na contemporaneidade de uma maneira inovadora, através da música.

No último CINE FDSM, realizado no dia 19 de março, foi exibido o filme belga “Dois dias e uma noite”. A atividade foi coordenada pelos professores Leandro Corrêa de Oliveira e Ana Carolina de Faria Silvestre Rodrigues. “A obra cinematográfica é aberta e rica de possibilidades para a discussão. Ações desse gênero são enriquecedoras, pois aproximam os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula com a realidade do aluno. Trata-se de um jeito agradável, mas igualmente rigoroso de construir conhecimento com os acadêmicos”, ressaltou Ana Carolina.

Para a acadêmica do 3º período, Débora Cândido, o CINE FDSM é um novo modo de analisar e entender o Direito. “É uma oportunidade de vermos o Direito sob outra ótica, já que os filmes mostram acontecimentos cotidianos que envolvem importantes questões da sociedade. E visualizando estas situações nos filmes, discutindo e refletindo sobre o que assistimos, fica mais fácil entender o aspecto jurídico abordado”, afirmou a aluna. 

 Além do CINE FDSM, os alunos também têm a oportunidade de participar do Grupo de Estudos “Música no Direito”. Idealizado e coordenado pelos professores Luiz Tarcísio de Paiva Costa e Edson Vieira da Silva Filho, o grupo tem o propósito de incentivar o estudo do Direito na contemporaneidade, de uma maneira inovadora, conforme relata o professor Edson. “O grupo formou-se com a ideia de abrir uma discussão além da concepção de um debate padrão, transpondo os limites da doutrina jurídica e chegando até os possíveis caminhos entre o Direito e as Artes, especialmente a música, nosso alvo de estudo. Há também uma expectativa em relação aos nossos alunos, para que eles percebam o Direito de maneira mais rica e menos vinculada ao modelo convencional e isolado, que por diversas vezes, acaba dando uma impressão equivocada de limitação ao profissional”, disse. 

Os bons resultados obtidos em 2014, deram continuidade para a formação de uma nova turma, que terá inicio no próximo dia 15 de abril, às 17h30, na sala de Atividades Simuladas III.  Os alunos selecionados foram: Abner Goulart, Ana Luiza Tenório, Bruna de Oliveira Lopes Pezzan, Eliara Nunes Jorge, Flávio A. Chiarini Pereira,Gilson Assis Garcia, Jussara de Cesaro, Maria Auta Dias Barbosa, Matheus Maciel Paiva, Paulo Barreiro de Souza Junior, Pedro Henrique da Silva Carvalho, Roberta M. de Menezes, Samuel Francisco da Silva, Samuel Rodrigo Pereira, Yago Alves Moreira K. de Oliveira, Natália Leopoldino Marciano de Lima,Isadora Ribeiro e Filipe Rodrigues da Silva.

A acadêmica Jussara de Cesaro, do 5º período D, avalia de forma positiva a iniciativa da FDSM. “Resolvi participar porque achei a proposta bem interessante, pois é uma nova forma de aprender. Vamos ter a oportunidade de analisar músicas sob o aspecto jurídico, debater sobre várias questões. Tenho as melhores expectativas com relação ao Grupo de Estudos, e mais uma vez a FDSM demonstra que tem um curso diferenciado, atual e conectado com as nossas expectativas e realidade”, concluiu.    

Nenhum comentário: