8 de abril de 2015

FDSM realizará evento científico em parceria com a Universidade de Buenos Aires

Universidade de Buenos Aires, a mais importante da Argentina. 


Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires.


A Faculdade de Direito do Sul de Minas realizará no próximo dia 19 de junho, em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, o Seminário Brasil / Argentina: Democracia e Direitos Sociais. No evento estarão presentes cinco professores da FDSM e dois alunos do mestrado, a serem previamente selecionados. O Seminário, que acontecerá na Argentina, deverá contar também com a presença de juristas e acadêmicos de diversos países. 

Para a gestora do Núcleo de Extensão da FDSM, Prof.ª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre Rodrigues, a realização do evento conjunto entre a FDSM e a Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires representa uma oportunidade valiosa de estreitar relações acadêmicas e institucionais com uma das mais respeitadas universidades de Direito da América do Sul. “Além da participação de professores da FDSM e da UBA, o seminário propiciará a dois dos nossos mestrandos a oportunidade de compor a mesa de debates, como interventores”, diz.

Ainda de acordo com a Profª Ana Carolina, a realização do evento possibilitará, no segundo semestre, o intercâmbio científico cultural de dois acadêmicos da Faculdade de Direito da UBA, durante uma semana, na FDSM. “Esse intercâmbio será frutífero para os nossos convidados e para os alunos da FDSM, que terão a oportunidade de conviver com estudantes daquela universidade”, destaca. 

Segundo o diretor da FDSM, Prof. Rafael Simões, as relações institucionais da FDSM com renomadas universidades estrangeiras vêm se aprimorando a cada ano. “Recentemente um grupo de 25 alunos, ex-alunos e professores da FDSM participaram de um intercâmbio em Portugal, realizado através de parceria institucional com a Universidade Autônoma de Lisboa e o Instituto Politécnico de Coimbra. E agora levaremos o nome da Faculdade para a Argentina, tendo a honra de realizar um grande evento com uma das mais bem conceituadas universidades do mundo. O objetivo é oferecer aos nossos alunos a oportunidade de conhecerem e vivenciarem o Direito de forma global, e assim aprimorarem seus conhecimentos. E também elevar o nome de nossa instituição”, disse.

“Seguiremos neste propósito, e ainda em 2015 pretendemos firmar novos convênios internacionais. Nosso compromisso maior é com a excelência em ensino, e estamos levando esse propósito além fronteiras, projetando o nome da FDSM em diversos países, entre os quais destaco o México, Chile, Portugal e agora a Argentina. Tudo isso é resultado de um projeto pedagógico extremamente sério, ousado e inovador, como tudo o que realizamos”, completou o coordenador financeiro e presidente da Fundação Sul Mineira de Ensino, mantenedora da FDSM, Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende. 

Sobre a Universidade de Buenos Aires

A Universidade de Buenos Aires é a mais importante universidade da Argentina. Fundada em 1821 e com 194 anos de história, atualmente possui 13 instituições de ensino superior, entre as quais se destaca a Faculdade de Direito. Foi o berço acadêmico de quatro Prêmios Nobel: Carlos Saavedra Lamas (primeiro Prêmio Nobel latino-americano), Bernardo Houssay, Luis Federico Leloir e César Milstein. 
A Faculdade de Direito da UBA foi fundada em 1874. Dela saíram quinze presidentes da Argentina. A maioria das grandes figuras das ciências e das artes do país se formou em suas salas, ou nelas ministrou aulas. Atualmente a Faculdade conta com cerca de 25 mil alunos. 

Nenhum comentário: