8 de abril de 2015

FDSM conclui 1º trimestre de 2015 com importantes avanços para os alunos e a comunidade

Prédio sede da FDSM - instituição completará 56 anos de história no próximo dia 21 de agosto.
Desafiando a crise do ensino superior e da economia brasileira, a Faculdade de Direito do Sul de Minas vem avançando e se destacando como uma das instituições com maior solidez, evolução e comprometimento com a sociedade do sul de Minas. Já no primeiro trimestre de 2015 alunos e comunidade externa foram beneficiados por investimentos da Instituição tanto em sua estrutura física como de ensino. 

Entre as ações de maior impacto e benefício para os alunos e a população está a reforma e ampliação do Escritório Modelo, setor que presta atendimento jurídico gratuito a pessoas carentes de Pouso Alegre através do estágio obrigatório dos alunos. Neste ano a capacidade de atendimento do setor ampliará em 100%, graças à sua nova estrutura física e ao aumento do número de vagas para estágio, passando de 20 para 50 alunos beneficiados. “A finalidade principal do Escritório Modelo é proporcionar o estágio, a prática jurídica através de casos concretos. É colocar o nosso aluno em contato com a população para a análise de conflitos reais e o aprendizado humanizado. Com essas modificações passaremos a oferecer o dobro do número de vagas para estágio. E, relativamente, temos o propósito de aumentar a demanda de atendimentos que são realizados todos os dias para a comunidade”, explicou o gestor do Núcleo de Prática Jurídica, Prof. Francisco José de Oliveira.

O tradicional Salão do Júri, local onde são realizados os eventos acadêmicos e as atividades de júris simulados da FDSM, também está em reforma, e a conclusão das obras está prevista para até o final deste ano. Com uma estrutura voltada para a tradicional arquitetura da faculdade, o espaço que chama atenção de alunos e visitantes por sua imponência, passa por uma reconstrução e modernização. “Desde a fundação da FDSM esta é a primeira reforma que está sendo realizada no Salão do Júri. O espaço é muito frequentado pelos alunos, professores e convidados da comunidade, e é um modelo real das salas de julgamentos. Estamos remodelando sua estrutura para que fique mais ampla e moderna, porém sem perder a essência de nossos prédios, que foram construídos em um mesmo estilo arquitetônico”, explicou o diretor da FDSM, Prof. Rafael Simões.  

O aprimoramento dos sistemas de informática foi um ponto extremamente positivo entre os avanços do primeiro trimestre de 2015. Sempre visando o bom atendimento aos alunos, a FDSM lançou sua Biblioteca Virtual e investiu em melhorias para o Portal do Aluno, importante canal de comunicação com seus estudantes. “O aprimoramento do Portal do Aluno permite que o acesso às redes de computadores fique mais eficaz. E o sistema funcional da Biblioteca Virtual, feito em parceria com a equipe da Biblioteca, ampliou o acervo de livros destinados aos alunos, propiciando mais conhecimento e a comodidade do acesso pela internet”, explica o analista de TI da FDSM, Virgínio de Souza.

Na área acadêmica, os convênios internacionais mantidos pela FDSM com a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Faculdade de Direito da Universidade do Chile, a Universidade Autónoma do México e o ISCAC possibilitarão novas experiências de intercâmbio científico cultural aos alunos e ex-alunos em 2015. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Extensão, Profª. Ana Carolina de Faria Silvestre Rodrigues, que acompanhou os alunos durante o intercâmbio em 2014, as experiências acadêmicas vividas no exterior comprovam que a excelência do ensino da FDSM está alinhada à qualidade do ensino europeu. “Essas atividades somam, cultural e academicamente, para a construção de um profissional do direito com visão global e crítico-reflexiva. Ao dar continuidade ao projeto, a instituição faz com que elos institucionais sejam estreitados entre as faculdades envolvidas para uma verdadeira troca de experiências”, comentou.  

Outro importante investimento feito pela FDSM foi a ampliação do acervo da Biblioteca e a complementação de sua estrutura, com a Biblioteca Virtual, com acervo de cerca de 8 mil exemplares que podem ser acessados através do Portal do Aluno.

Investimentos em programas de Bolsas de Estudos também complementam as importantes realizações da FDSM. A instituição possui diversos programas, entre os quais se destacam o Bolsa Social, para alunos carentes, e o Bolsa Estímulo, para os alunos com melhor desempenho, que concedem descontos de até 30% nas mensalidades. Também possui convênios com diversas instituições para descontos especiais aos alunos. 

Segundo o presidente da Fundação Sul Mineira de Ensino, mantenedora da FDSM, e Coordenador Financeiro da instituição, Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende, a Faculdade tem uma efetiva preocupação com a qualidade dos serviços oferecidos aos seus alunos, tanto na parte educacional quanto na parte estrutural e funcional. Por isso a prioridade é investir em ações de melhorias, que são visualizadas constantemente. “A reforma, ampliação e o aperfeiçoamento das estruturas da FDSM permitirão um conforto maior aos nossos acadêmicos, motivando-os aos estudos e dando a eles e a sociedade o retorno visível dos valores pagos nas mensalidades”, concluiu.  

Nenhum comentário: