10 de junho de 2015

Alunos do 1º Período da FDSM realizam exposição de pôsteres sobre pesquisas acadêmicas interdisciplinares


                        Pelo segundo ano consecutivo a exposição dos pôsteres foi realizada na FDSM.



No dia 30 de maio cerca de 80 trabalhos de pesquisa na modalidade pôster foram expostos pelos acadêmicos do 1º período da graduação da Faculdade de Direito do Sul de Minas. Sob a coordenação dos Professores Doutores Edson Vieira da Silva Filho e Leandro Corrêa de Oliveira a exposição dos trabalhos aconteceu na Faculdade, e foi uma demonstração das pesquisas interdisciplinares sobre a Teoria Geral do Estado associada à Sociedade e Criminalidade.                 
          
De acordo com o Prof. Leandro, a atividade realizada teve como finalidade a interdisciplinaridade entre os conteúdos lecionados por ambos os professores em sala de aula, como também, a multidisciplinaridade e o envolvimento destas disciplinas com casos que acontecem diariamente na sociedade. “Essa atividade fez os alunos perceberem a aplicação do Direito nas diversas áreas, promovendo a crítica e análise aos fatos voltados às questões jurídicas. Estamos contentes com o resultado dos trabalhos e o envolvimento dos nossos alunos. O evento também demonstrou outro aspecto importante, que é o despertar para pesquisa acadêmica e a formação de futuros pesquisadores”, disse. 

O acadêmico Luiz Emílio de Oliveira Nogueira, do 1º período A, apresentou pôster sobre o tema ‘Sistema Penal de Transição do Estado Moderno ao Contemporâneo’. Segundo ele, o trabalho agregou o conteúdo das disciplinas aos conhecimentos científicos explorados nas pesquisas. “A experiência foi ímpar e enriquecedora. Parabéns aos professores organizadores pela oportunidade que nos foi dada, de participar de uma atividade acadêmica de grande nível”.

A aluna Vitória Élen de Almeida, do 1º período D, apresentou trabalho com o tema ‘A Influência da Escola Clássica na Humanização das Penas e na Constituição da República Federativa do Brasil de 1.988. “É extremamente importante iniciarmos uma faculdade com essa base tão rica de pesquisa. Isso nos dá respaldo para os diversos trabalhos que desenvolveremos durante a graduação. Foi uma experiência excelente”, afirmou.

Para o professor Edson Vieira, a experiência de trabalhar a pesquisa acadêmica na modalidade pôsteres foi valiosa para os alunos. “Acredito que foi a primeira participação da maioria deles em uma comunicação científica aberta ao público, e felizmente todos os trabalhos superaram as expectativas. As pesquisas ficaram excelentes, todos estão de parabéns”, concluiu.




Nenhum comentário: