11 de junho de 2015

Alunos da FDSM visitam a APAC


  Os alunos da FDSM foram recebidos pelo Gerente de Desenvolvimento Humano da APAC, Geraldo de Carvalho, que mostrou a estrutura do local e falou sobre as atividades desenvolvidas com os recuperandos. 


Um grupo de alunos da Faculdade de Direito do Sul de Minas visitou na última terça-feira, dia 8 de junho, as instalações da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) em Pouso Alegre. Com o tema “Acadêmicos na Comunidade: Uma visão humana no cumprimento das penas” a atividade foi promovida pelo Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão, e contou com a participação do professor Cristiano Thadeu e Silva Elias, responsável pela disciplina Instituições de Direito Penal.

Durante a visita os alunos foram acompanhados pelo Gerente de Desenvolvimento Humano da APAC, Geraldo de Carvalho, que mostrou a infraestrutura do local, incluindo as áreas do regime fechado e semiaberto, e as diversas atividades e oficinas realizadas com os recuperandos. “A APAC de Pouso Alegre sempre tem se preocupado em receber bem seus visitantes, sejam eles acadêmicos, voluntários ou pessoas que tenham interesse em conhecer um sistema diferenciado de recuperação, daqueles que cumprem pena no sistema prisional brasileiro. Ações como esta contribuem para a recuperação e a ressocialização dos recuperandos que aqui cumprem suas penas”, declarou ele. 

Para o aluno Andrei Simões, a visita aliou o conhecimento teórico à realidade vivida pelas pessoas atendidas na APAC. “A visita foi de grande importância para construção da vida acadêmica, pois dela se obteve o conhecimento na sociedade dos conteúdos estudados em sala de aula. Acrescentando que, é papel de um futuro operador do Direito contribuir para o desenvolvimento da sociedade de forma consciente e humanitária”, acrescentou. 

Com o objetivo de abordar a importância da visão humana do cumprimento das penas, o professor Me. Cristiano Thadeu e Silva Elias conversou com os alunos ao final da visita. “Podemos constatar que com 1/5 do custo estimado por preso em outras unidades, que são verdadeiros campos de concentração, a metodologia da APAC consegue desenvolver o homem plenamente recuperado para a vida em sociedade. A execução da pena privativa de liberdade pode respeitar direitos humanos, como é feito na APAC de Pouso Alegre”, concluiu.  

Sobre a APAC 

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que se dedica à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. Opera como uma entidade auxiliar do Poder Judiciário e Executivo, respectivamente na execução penal e na administração do cumprimento das penas privativas de liberdade. Sua filosofia é ‘Matar o criminoso e Salvar o homem’, a partir de uma disciplina rígida, caracterizada por respeito, ordem, trabalho e o envolvimento da família do sentenciado.
A APAC é amparada pela Constituição Federal para atuar nos presídios, trabalhando com princípios fundamentais, tais como a valorização humana. O objetivo é gerar a humanização das prisões, sem deixar de lado a finalidade punitiva da pena. Sua finalidade é evitar a reincidência no crime e proporcionar condições para que o condenado se recupere e consiga a reintegração social.



Nenhum comentário: