26 de junho de 2015

FDSM realiza evento científico na Argentina


 Acadêmicos e professores da Faculdade de Direito do Sul de Minas e
 Universidade de Buenos Aires. 


A FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas), em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, promoveu no dia 19 de junho o Seminário Brasil/ Argentina: Sociedade, Democracia e Direitos Sociais. Os professores Rafael Lazzarotto Simioni, Eduardo Henrique Lopes Figueiredo, Ana Carolina de Faria Silvestre Rodrigues e Elias Kallás Filho, e as mestrandas Isabela de Castro Franco e Estela Cristina Vieira de Siqueira apresentaram seus trabalhos e representaram a instituição no evento, que contou com a participação de renomados juristas da Argentina.

A programação do Seminário contou com as seguintes palestras: “Sociedade, Democracia e Direito ao Ambiente – Silvia Nonna (UBA) ; “Arquivo, Memória e Investigação Histórica dos Direitos Sociais”, com Rafael Lazzarotto Simioni (FDSM); “Sociedade, Democracia e Direito à Saúde”, com Elian Pregno (UBA); “Democracia e Indeterminação dos Sujeitos na Construção do Constitucionalimo”, com Eduardo Henrique Lopes Figueiredo (FDSM); “Sociedade, Democracia, Direitos Sociais e Economia”, com Daniel Pierez Enrri (UBA); “Direito e Emoções: por um modelo de regulação emocional para juízes”, com Ana Carolina de Faria Silvestre Rodrigues (FDSM); “Sociedade, Democracia e Direitos Sociais: uma visão histórica”, com Verónica Lescano Galardi (UBA); “Assistência Social na Constituição do Brasil: o papel do estado e das entidades de beneficência”, com Elias Kallás Filho; “A desconstrução da união: Democracia participativa e reconhecimento da singularidade”, com Isabela de Castro Franco (FDSM); “Sociedade, Democracia e Direitos vinculados à sexualidade”, com Carolina Grafeuille (UBA); “Política dos refugiados no Brasil: garantias e proteção dos Direitos Sociais”, com Estela Cristina Vieira de Siqueira  (FDSM); e “Os Direitos Sociais nas últimas constituições  da América do Sul”, com Damián R. Pizarro (UBA). 

Para a mestranda Isabela de Castro Franco, que apresentou o artigo intitulado ‘Desconstrução da União: Democracia Participativa e Reconhecimento da Singularidade’, a experiência de vivenciar a cultura jurídica de outro país foi enriquecedora. “Sobretudo pelo intercâmbio de informações e pela percepção de como as semelhanças entre países pode fortalecer a cooperação em pesquisa, especialmente no que concentra ao objeto do meu trabalho: a Democracia”, disse.

Já a mestranda Estela Cristina Vieira de Siqueira apresentou o artigo ‘Política dos refugiados no Brasil: garantias e proteção dos Direitos Sociais’. “A participação no seminário foi valiosa para minha vida profissional, seja pela oportunidade oferecida pela FDSM a nós, alunos, de divulgar trabalhos nos quais acreditamos e nos dedicamos, ou pela chance de vivenciar outra cultura por meio do convívio acadêmico para além de fronteiras geográficas. O conhecimento é universal, e esse incentivo da faculdade é essencial para o nosso crescimento pessoal e profissional”, ressaltou.

Um grupo de alunos e professores da FDSM prestigiou o evento, entre eles a professora da graduação Fafina Vilela de Souza, que acompanhou todas as atividades dos alunos e demais docentes na Universidade de Buenos Aires. Segundo ela, as instituições ofereceram um evento de grande importância para os profissionais de Direito. “As discussões provocadas foram relevantes para ambos os universos, brasileiro e argentino. Além disso, o alto nível acadêmico dos participantes sinalizou futuras parcerias entre a UBA e FDSM”.

Pela primeira vez participando de um evento acadêmico internacional, o aluno Yhago Sunemi elogiou a organização do seminário. “Fui surpreendido pela beleza da Universidade de Buenos Aires, e a recepção e conteúdo do seminário foram excelentes. Agradeço a toda equipe da UBA e aos colegas e professores da FDSM, instituição que admiro, pela experiência que nos proporcionou”, comentou. 

A gestora do Núcleo de Extensão e professora da FDSM, Ana Carolina de Faria Silvestre Rodrigues, agradeceu os alunos e professores que participaram e prestigiaram o evento. “Foi um grande sucesso, e finalizamos esse projeto com a probabilidade de novos eventos conjuntos. Agradeço a todos que participaram e prestigiaram o evento, e também os colegas e amigos da Universidade de Buenos Aires, Elian Pregno e Ricardo Rabinovich, que acolheram prontamente a ideia de uma ação conjunta e contribuíram ativamente para a sua efetivação”, disse.  
Segundo o diretor da FDSM, Rafael Simões, as grandes experiências vividas pelos alunos e professores no seminário entrelaçaram as relações acadêmicas da FDSM com a UBA. “A parceria com a Universidade de Buenos Aires enriqueceu nosso elo de conhecimento e pesquisa. A realização deste evento acadêmico na Argentina é o início de grandes projetos educacionais que pretendemos desenvolver em nível internacional. Estamos muito contentes com mais esta conquista, e agradeço a todos os envolvidos no evento”, concluiu. 

Nenhum comentário: