11 de junho de 2015

FDSM realiza evento na Universidade de Buenos Aires no próximo dia 19



                                          Prédio Sede da Faculdade de Direito do Sul de Minas. 


                                                Prédio da Universidade de Buenos Aires. 


A Faculdade de Direito do Sul de Minas realizará no próximo dia 19 de junho, em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, o Seminário Brasil / Argentina: Sociedade, Democracia e Direitos Sociais. O evento acontecerá na Universidade de Buenos Aires, e contará com a participação dos professores da FDSM, Eduardo Henrique Lopes Figueiredo, Elias Kallás Filho, Rafael Lazzarotto Simioni e Ana Carolina de Faria Silvestre Rodrigues. E das alunas do curso de mestrado, Isabela de Castro Franco e Estela Cristina Vieira de Siqueira, que tiveram seus artigos selecionados para apresentação no seminário. Também participarão renomados pesquisadores da Universidade de Buenos Aires.
A gestora do Núcleo de Extensão e professora da FDSM, Ana Carolina de Faria Silvestre Rodrigues, ressalta a relevância desse evento para a Faculdade e os profissionais da área jurídica. “No mundo globalizado é fundamental que o profissional do Direito se mantenha em contato com outras experiências da área, com outras culturas, e enfrente o desafio de se comunicar em outra língua. Nós, professores e alunos, vivenciaremos tudo isso nessa iniciativa da Faculdade. O Direito é uma ciência e uma prática viva, e o diálogo com pensadores de outras experiências de Direito pode abrir novos horizontes e ampliar nossos conhecimentos”.  
A projeção da FDSM em mais um evento internacional traduz um dos principais objetivos da Instituição, que é o de levar o conhecimento produzido por seus alunos e professores para além fronteiras, contribuindo com o universo científico do Direito e com o desenvolvimento da sociedade. “Este evento em parceria com a Universidade de Buenos Aires é uma grande conquista para a FDSM e os profissionais e estudantes envolvidos. As experiências que serão compartilhadas e absorvidas por nossos professores e alunas trarão um importante diferencial para a vida profissional e acadêmica deles, e agregarão valores educacionais, culturais e sociais para todos que fazem parte da nossa instituição. A convivência com juristas de diversos países e o contato com os renomados pesquisadores da Universidade de Buenos Aires também proporcionarão um elo enriquecedor para futuros projetos e ações institucionais”, concluiu. 

A programação do Seminário contará com as seguintes palestras: “Sociedade, Democracia e Direito ao Ambiente – Silvia Nonna (UBA) ; “Arquivo, Memória e  Investigação Histórica dos Direitos Sociais”, com Rafael Lazzarotto Simioni (FDSM); “Sociedade, Democracia e Direito à Saúde”, com Elian Pregno (UBA); “Democracia e Indeterminação dos Sujeitos na Construção do Constitucionalimo”, com Eduardo Henrique Lopes Figueiredo (FDSM); “Sociedade, Democracia, Direitos Sociais e Economia”, com Daniel Pierez Enrri (UBA); “Direito e Emoções: por um modelo de regulação emocional para juízes”, com Ana Carolina de Faria Silvestre Rodrigues (FDSM); “Sociedade, Democracia e Direitos Sociais: uma visão histórica”, com Verónica Lescano Galardi (UBA); “Assistência Social na Constituição do Brasil: o papel do estado e das entidades  de beneficência”, com Elias Kallás Filho; “A desconstrução da  união: Democracia participativa e reconhecimento da singularidade”, com Isabela de Castro Franco (FDSM); “Sociedade, Democracia e Direitos vinculados à sexualidade”, com Carolina Grafeuille (UBA); “Política dos refugiados no Brasil: garantias e proteção dos Direitos Sociais”, com Estela Cristina Vieira de Siqueira  (FDSM); e “Os Direitos Sociais nas últimas constituições  da América do Sul”, com Damián R. Pizarro (UBA).

Nenhum comentário: