20 de agosto de 2015

Acadêmicos da FDSM participam de lançamento do livro “Reforma Política e Poder Judiciário”


Centenas de acadêmicos da FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) participaram na manhã do último sábado, 15 de agosto, da palestra de lançamento do livro "Reforma Política e Poder Judiciário" escrito pela Ma. Gabriela Soares Balestero, ex-aluna da primeira turma do curso de Mestrado da instituição.

Durante a palestra, a autora ressaltou a necessidade de uma concepção mais abrangente dos direitos políticos. “O exercício da cidadania não abrangeria somente as formas institucionalizadas como o voto, o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular passando a ser o direito de participação para além da escola dos governantes e legisladores, ou seja,  à democratização da própria sociedade por intermédio de uma gestão política e administrativa aberta ao cidadão, tornando os governos democráticas representativos mais próximos dos anseios sociais e responsivos à vontade popular, efetivando o Estado Democrático de Direito", afirmou.

Segundo Gabriela Balestero, em sua obra foram analisados os fatores da crise  da democracia, bem como, o resgate da democracia  participativa direta como alternativa para sanar tal situação através da criação de espaços públicos alternativos, formadores de opinião sobre a gestão da coisa pública, utilizando como marco teórico Jürgen Habermas. “Temas polêmicos da Reforma Política atual foram tratados, além de discutirmos o papel ativista do Poder Judiciário no fenômeno conhecido como ‘judicialização da política’, bem como, seus aspectos positivos e negativos para a sociedade brasileira e para a própria democracia. Concluímos que a realização dos Direitos Fundamentais e Efetivação da Democracia é tarefa que depende não só da atividade estatal, mas sim de uma sociedade atuante, que se organiza formando democraticamente a sua vontade, ou seja, a cidadania ativa por intermédio da participação direta é essencial para a efetivação do Estado Democrático de Direito, de forma a conferir legitimidade nas decisões estatais e a divisão de responsabilidade entre governante e administrado na tomada de decisões, finalizou. 

O acadêmico do 8º período, Márcio Sales Murta  enfatizou o domínio da autora quanto ao tema abordado. “O conhecimento da autora pelo assunto em questão trouxe para nós uma diversidade de questionamentos e reflexões importantes referentes à política do país”, disse. 
Na oportunidade do evento, a Biblioteca da FDSM e o Diretório Acadêmico Professor Jorge Beltrão foram presenteados pela autora com alguns exemplares do livro.  


Centenas de alunos prestigiaram o evento.


A jurista Gabriela Balestero, mestre formada pela FDSM.




Gabriela e a Bibliotecária da FDSM, Lígia Rezende.


Nenhum comentário: