27 de agosto de 2015

FDSM inova com minicurso sobre Empreendedorismo Jurídico aos alunos


                   Prof. Clayton Queiroz Coutinho e alunos do minicurso de Empreendedorismo Jurídico.



Aprender a elaborar um plano de negócios, administrar a própria carreira e a organização em que atua. Estas foram algumas das questões abordadas pelo minicurso de Empreendedorismo Jurídico promovido pela FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas), que aconteceu nos dias 22 e 29 de agosto. O minicurso foi ministrado pelo empresário e professor Clayton Queiroz Coutinho, e contou com a participação de 50 alunos.

De acordo com o professor e coordenador financeiro da FDSM, Luiz Otávio de Oliveira Rezende, o objetivo foi proporcionar aos participantes conhecimentos essenciais que irão contribuir para o gerenciamento de suas carreiras. “É essencial que eles tenham essa noção de administração da vida profissional com eficiência, sempre buscando o aperfeiçoamento através de novos conhecimentos”, disse.

Segundo o Prof. Clayton, ‘as transformações no mundo do trabalho exigem que os profissionais contemporâneos agreguem competências e habilidades complementares, que lhes permitam atuar de forma mais sistêmica e abrangente em seu ambiente de intervenção’. “Neste sentido, a agregação de conhecimentos que ultrapassem os campos disciplinares específicos de sua formação acadêmica indica uma tendência cada vez mais valorizada pelo mercado”, explicou.
Para o participante Bruno Lopes, aluno do 10º Período, os conhecimentos sobre empreendedorismo jurídico mostraram um caminho diferenciado para aqueles que têm a intenção de montar o próprio negócio. “Não temos contato com a matéria empreendedorismo jurídico. Desse modo, foi muito válida a orientação de um especialista na área, que nos mostrou como é iniciar o próprio negócio, como implantar estratégias, ter um bom planejamento voltado para a área jurídica. É muito interessante termos acesso a este tipo de conteúdo, principalmente para nós, que estamos nos formando e pensando na carreira”, ressaltou.

O acadêmico do 6º período, Andrei Ribeiro Simões, elogiou o minicurso. “Superou as minhas expectativas. E, ao aliar conhecimento e técnica, o professor transmitiu as informações mais importantes relacionadas ao assunto. E o principal, aprendemos que ter um planejamento definido de trabalho é mecanismo incontestável para aquele que almeja o sucesso no campo não só da advocacia, mas no mercado de trabalho como um todo”, afirmou.

“O domínio das noções básicas de administração contemporânea, estruturação de planos de negócios e gestão de pessoas contribuirá para que o empreendedor na área jurídica construa competências, desenvolva habilidades e tenha atitudes aptas para ampliar a cooperação, aprendizagem organizacional, satisfação dos clientes, melhorias dos procedimentos do trabalho e a alavancagem dos resultados financeiros e sociais”, finalizou o professor Clayton.


AÇÃO SOCIAL

Com o objetivo de beneficiar os alunos e promover uma ação social em prol da comunidade, a FDSM não cobrou taxa de participação no minicurso de empreendedorismo jurídico. Apenas foi solicitado aos alunos, no ato da inscrição, a doação de 2 litros de óleo, que serão destinados ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio. 

Nenhum comentário: