3 de novembro de 2015

FDSM recebe acadêmicos da Universidade de Buenos Aires para Intercâmbio

Alunos da Universidade de Buenos Aires em sala de aula.

Acadêmicos em visita ao Fórum, acompanhados pelo Prof. Francisco José de Oliveira, 
gestor do Núcleo de Prática Jurídica

Armando e Renata em visita ao Museu Tuany Toledo, na Câmara Municipal de Pouso Alegre,

O Coordenador Financeiro da FDSM, Prof. Luiz Otávio de O. Rezende, com os estudantes argentinos.
 
O Prof. Elias Kallás Filho, coordenador científico e de pós-graduação da FDSM, recebeu os alunos
 para visita ao setor de Pós-Graduação. 

Acompanhados pelo mestrando Tiago S. Fuzari, os alunos conheceram um pouco da história da FDSM
 no Espaço Cultural da instituição.

   Estudantes do Diretório Acadêmico também recepcionaram Renata e Armando durante o intercâmbio.



    Os alunos argentinos ao lado do coordenador do Seminário de Iniciação Científica,
Prof. Rafael Lazzarotto Simioni, durante a participação no evento.





No mês de junho deste ano, pesquisadores e acadêmicos da FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) e da UBA (Universidade de Buenos Aires), se reuniram para expor e discutir suas pesquisas no Seminário Brasil/Argentina: Democracia e Direitos Sociais, que contou com a participação de renomados juristas de outros países. Durante o evento, para apoiar e incentivar os estudantes argentinos a conhecerem o ensino e a cultura brasileira, a FDSM sorteou duas bolsas de estudos, incluindo passagem área, traslado, hospedagem e alimentação, aos alunos da UBA para a realização do intercâmbio de uma semana na faculdade.

O Intercâmbio foi realizado entre os dias 26 e 31 de outubro, com a vinda dos acadêmicos da Faculdade de Direito da UBA, Armando Ayme Garcia e Renata Mansilla. Segundo a gestora das  Relações Inter-Institucionais na FDSM e uma das responsáveis pelo intercâmbio entre as instituições, Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre Rodrigues, a internacionalização da instituição visa o estreitamento de relações com demais IES. “Esse intercâmbio nos aproxima de outras culturas e propicia aos alunos desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais em tempos de globalização. Para a FDSM é uma experiência ímpar, pois é a primeira vez que realizamos uma mobilidade de uma semana aqui. A internacionalização da instituição está em uma fase madura e novas ações já estão em curso. Tudo isto visa a formação completa de nossos alunos e a sua preparação para um mercado de trabalho cada vez mais exigente”, destacou.

Durante a semana, os acadêmicos conheceram a estrutura e setores da FDSM, visitaram o Escritório Modelo da instituição, a Escola do Legislativo, o Fórum, Ministério Público, assistiram as aulas da graduação e mestrado, e também participaram do Seminário de Iniciação Científica ocorrido no dia 31 de outubro, ocasião em que apresentaram suas pesquisas. 

O coordenador Científico e de Pós-Graduação da FDSM, Dr. Elias Kallás Filho, que esteve presente no evento na Argentina e acompanhou os alunos,  disse que o intercâmbio FDSM/UBA foi uma evidência do processo de inserção internacional da instituição com uma universidade que ocupa posição de referência no centro de estudos jurídicos em toda América Latina. “Essa experiência representa o crescimento para nossos acadêmicos e para os acadêmicos anfitriões, na medida em que o universo de relacionamento universitário se expande e abre caminho para estudos que vão além do próprio Direito interno. A visita dos estudantes estrangeiros é mais uma evidência no processo de inserção internacional da FDSM, que se consolida a cada ano, seja com a realização de eventos e projetos de pesquisa em conjunto com instituições estrangeiras, seja  com o intercâmbio  de alunos e professores”, afirmou.

Para Renata, a visita à FDSM foi uma grande oportunidade de ampliar seus conhecimentos para a vida acadêmica na Argentina. “Estou muito agradecida pelo convite da FDSM para conhecer suas instalações, suas atividades e seus alunos. A instituição é completa, oferece muitas facilidades aos estudantes, tanto em infraestrutura como capital humano. Os professores são excelentes, e esta experiência enriquecerá muito os meus conhecimentos e minha formação”, disse ela.

“Foi uma honra participar deste intercâmbio internacional. A FDSM é impressionante, tanto em sua estrutura física como de ensino. Foi com muito entusiasmo que participei das atividades durante a semana em que estive lá, e retorno para Buenos Aires seguro de que foi uma grande experiência de aprendizado”, acrescentou o acadêmico Armando.  

O convívio e a troca de experiências dos estudantes argentinos com os alunos da FDSM foi enriquecedor, comentou a aluna Alice Lacerda Martins, do 2º período da graduação. “Ter a oportunidade de assistir  algumas aulas com alunos vindos de uma instituição estrangeira foi muito gratificante. Eu e meus colegas pudemos compartilhar semelhanças de nossos estudos acadêmicos e debater algumas diferenças. Também partilhamos um pouco de nossas culturas, levando em conta a língua portuguesa e a língua espanhola”. 

Nenhum comentário: