5 de novembro de 2015

Seminário de Iniciação Científica da FDSM recebe pesquisadores de Minas e São Paulo


                                        Alguns dos participantes do Seminário de Iniciação Científica.


Acadêmicos e pesquisadores de diversas cidades de Minas Gerais e São Paulo estiveram reunidos na manhã do último sábado, 31 de outubro, para apresentação de suas pesquisas no V Seminário de Iniciação Científica da Faculdade de Direito do Sul de Minas. Neste ano, o evento contou com a participação das seguintes instituições de ensino: Faculdades Santo Agostinho -Unidade Sete Lagoas (FASASETE), Faculdade de Extrema (FAEX), Pontifícia Universidade Católica de Poços de Caldas (PUC/Poços de Caldas), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Faculdade de São Lourenço, Centro Universitário de Formiga (UNIFOR) e Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS). Cerca de 50 trabalhos foram apresentados.
Coordenado pelo Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, o Seminário de Iniciação Científica visa constituir um espaço de divulgação, discussão e avaliação das pesquisas realizadas pelos alunos da FDSM e de outras instituições interessadas em participar do evento. “É gratificante recebermos as diversas Faculdades representadas por seus alunos e professores para que possamos ter conhecimento das pesquisas, problemáticas, desafios e dificuldades, como também, das experiências que deram certo nessas instituições e abranger nossos estudos. A participação dos nossos alunos em seminários de nível nacional e internacional tem gerado um agrupamento de experiências, de modo que a FDSM hoje pode dar retorno a toda região do Sul de Minas, mostrando para a comunidade acadêmica, profissional e social as pesquisas que aqui são realizadas, o que tem despertado a atenção de pesquisadores em nível nacional”, destacou o professor.

Clarissa Silva Faria, acadêmica da Faculdade Santo Agostinho em Sete Lagoas, apresentou trabalho sobre ‘ A Impossibilidade de escolha do regime de bens aos nubentes maiores de 70 anos’. Segundo ela, a participação no seminário da FDSM foi uma oportunidade de expandir seus conhecimentos e fazer contatos com outros pesquisadores. “Meu professor orientador, Me. Paulo Rocha, foi aluno do Mestrado dessa instituição e me influenciou bastante na minha participação. Além disso, fiquei interessada em participar do Seminário pela referência que a FDSM  possui em relação ao ensino do Direito. Uma oportunidade muita bacana que trouxe um grande aprendizado, e uma instituição muito receptiva”, afirmou ela.

Outra pesquisadora participante foi Isabella Franciely de Lima, acadêmica da Faculdade de Extrema (FAEX), que apresentou trabalho sobre o ‘Princípio do desenvolvimento sustentável: o ponto de equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a defesa do meio ambiente’.  “Agradeço a dedicação do meu professor orientador e também docente na FDSM, Ricardo Alves de Lima. Foi muito bom participar deste evento e trazer para os demais colegas pesquisadores um tema bastante atual e que precisa  de espaços acadêmicos como este para ser discutido”,  disse a aluna.


 O ex-aluno do Mestrado da FDSM e docente na Faculdade de São Lourenço e UNINCOR, Prof. Me. Wagner Saraiva Ferreira Lemgruber Boechat, acompanhou seus orientandos durante o seminário. “A participação dos nossos alunos neste evento estimula a troca de experiências e a diversidade de conceitos entre os pesquisadores. O Direito é uma ciência social aplicada, e é preciso que se faça um bom trabalho em campo, com levantamento de dados, discussões bibliográficas para colher excelentes resultados e dar ênfase a novos estudos”.

Para Wantuir Ferreira, acadêmico da UNINCOR, que falou sobre ‘Águas minerais e o tratamento diferenciado no ordenamento jurídico’, o reconhecimento da  Faculdade de Direito do Sul de Minas motiva pesquisadores a participaram do seminário promovido pela instituição. “É muito gratificante participar de um evento acadêmico que reúne diversas pesquisas voltadas para o debate jurídico, especialmente em uma instituição bem conceituada como a FDSM”, acrescentou. 


Com a pesquisa intitulada ‘ Saúde Pra Quem?’,  o acadêmico da FDSM,  Kalyton Alves, falou de suas experiências como pesquisador. “Como líder de capítulo da ONG - UAEM (Universities Allied for Essential Medicines – Universidades Aliadas por Medicamentos Essenciais) fiz da apresentação uma oportunidade para falar sobre minha pesquisa, qual venho estudando o acesso ao tratamento a tuberculose. A banca que avaliou o meu trabalho, orientado pelo professor Cícero Krupp, trouxe considerações muito importantes para mim, visto que minha pesquisa está em andamento”, explicou.

O diretor da FDSM, Prof. Rafael Simões, agradeceu as instituições e todos os acadêmicos participantes. “Ficamos felizes em receber as instituições e seus alunos em nossa Faculdade, além dos nossos estudantes. É imprescindível que um ambiente acadêmico reúna os mais diversos conhecimentos para serem debatidos e compartilhados entre alunos e professores. Um bom ambiente de pesquisa é feito de bons pesquisadores e novas idéias, e a nossa instituição estará sempre de portas abertas realizando eventos que proporcionem o desenvolvimento acadêmico e científico”, disse. 

Confira a galeria de fotos do evento na nossa página do Facebook: facebook.com/fdsm.oficial  

Nenhum comentário: