11 de fevereiro de 2016

Programa Bolsa Social da FDSM irá beneficiar 50 alunos da graduação

A partir do dia 12 de fevereiro os acadêmicos da graduação da FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) poderão se inscrever para o processo seletivo do Programa de Bolsas de Estudos Parciais da FDSM. O Programa Bolsa Social existe desde 2012, e é voltado para alunos com carência socioeconômica. Neste ano serão beneficiados 50 estudantes, com desconto de 25% nas mensalidades. 

Para participar do Processo Seletivo o aluno deverá ter bom desempenho acadêmico e enquadrar-se em alguns requisitos: estar regularmente matriculado, comprovar sua carência socioeconômica, estar em dia com as obrigações financeiras, não possuir benefício de qualquer outro tipo de bolsa de estudos, não possuir dependência, não possuir renda familiar mensal superior a R$3.000,00 e apresentar toda documentação exigida no edital. Os candidatos selecionados passarão também por entrevista com assistente social.

Os alunos que cumprirem todos os requisitos poderão participar do processo seletivo mediante inscrição realizada diretamente no site www.fdsm.edu.br , e a entrega dos documentos relacionados deverá ser feita na Tesouraria da FDSM, entre os dias 19 e 26 de fevereiro, das 13h30 às 17h30, ou, das 19h às 21h30. O resultado final será divulgado no dia 30 de março.  


A aluna Beatriz Nayme, do 5º período diurno, foi contemplada com o benefício em 2015. Ela conta que sem a bolsa seria impossível dar continuidade aos estudos. “Foi uma ajuda fundamental, pois não seria viável continuar meus estudos. Moro em Borda da Mata e, além da mensalidade, tenho outros gastos para me manter na FDSM. Esta contribuição da Faculdade para os alunos é excelente, e torço para que nos próximos anos sejam concedidas ainda mais bolsas de estudos”, declara. 
 
Angélica Ferreira Nunes, aluna do 7º período noturno, também foi beneficiada pelo programa. “A Bolsa Social foi um incentivo para que eu continuasse sonhando com um futuro melhor e focasse nos estudos. A Faculdade de Direito do Sul de Minas está de parabéns pela iniciativa, que motiva os alunos. Isso prova mais uma vez que o melhor Direito é o nosso”, diz.

Segundo o coordenador financeiro da FDSM, Luiz Otávio de Oliveira Rezende, a renovação da bolsa será a cada semestre, mediante a aprovação do aluno em todas as disciplinas cursadas, estando limitada sua concessão até o final do ano letivo. “A renovação para o segundo semestre estará condicionada à aprovação em todas as disciplinas cursadas pelo aluno. Sendo que não será garantido seu benefício para o ano seguinte. Assim como o aluno não terá qualquer vantagem em outro processo de seleção. Nosso intuito é beneficiar os alunos que precisam e realmente se dediquem à formação acadêmica”, explica.

Para o diretor da FDSM, Rafael Simões, a concessão de bolsas é uma forma de tornar acessível o ensino superior a um número maior de alunos. “Infelizmente, dentro do contexto socioeconômico atual do Brasil, e diante das mudanças do FIES e de todas as ações negativas do governo federal em relação à educação, muitos jovens não estão tendo a oportunidade de ingressar em uma Faculdade, ou mesmo manterem seus estudos. Nossa intenção é buscar formas de amparar nossos alunos, dando-lhes a oportunidade de realizarem seus sonhos. Através de uma gestão financeira responsável aliada ao grande sucesso e prestígio da FDSM em seus 56 anos de história, hoje conseguimos conceder um benefício tão significativo aos nossos estudantes, mesmo em tempos de crise”, afirma. 

Mais informações sobre o Processo Seletivo de Bolsa de Estudos da FDSM podem ser obtidas no site ou pelo e-mail tesouraria@fdsm.edu.br. 


Programa Bolsa Estímulo

Além do Programa Bolsa Social, a FDSM possui o Programa Bolsa Estímulo, que concede bolsas de até 30% nas mensalidades aos alunos com melhor desempenho durante o semestre. Anualmente são beneficiados 90 alunos. 

Ao todo, em 2016, através dos programas Bolsa Social e Bolsa Estímulo, 140 alunos da FDSM contarão com bolsas parciais de estudos, o que representa cerca de 12% do corpo discente da Instituição. 

Nenhum comentário: