11 de março de 2016

Mulheres são homenageadas em evento especial realizado pela FDSM e Jornal Trem Doido

A comemoração do Dia Internacional da Mulher na FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas), no dia 10 de março, foi um grande sucesso. O evento realizado em parceria com o Jornal Trem Doido reuniu cerca de 800 pessoas, entre convidados, alunos, ex-alunos e autoridades. Diversos assuntos do universo feminino foram abordados por renomados profissionais. Foram realizadas as palestras “A Alma da Mulher”, com o médico psicanalista Walter Hassin; “O Resgate da Mulher”, com a psicóloga Ana Paula Côrtes; “A Mulher Contemporânea”, com a master coach Sandra Almeida; “Bolsa de Mulher”, com o empresário Wellington Teófilo, e “A Importância da Mulher no Mercado de Trabalho”, com o diretor da FDSM, Rafael Simões.

A palestra “A Alma da Mulher”, com Walter Hassin, trouxe uma reflexão sobre as características que destacam as mulheres como seres de fortaleza e sabedoria, e também sobre os papeis que exercem em suas vidas, como mãe, esposa, filha e amiga.  “A sensibilidade feminina mostra muitas riquezas, e é sem dúvida, a mais valiosa característica das mulheres. Essas características, aliadas à fortaleza e sabedoria, as colocam como seres únicos e especiais na sociedade”, disse.

Para fazer uma exposição das diversas situações vividas pela mulher dentro da família, relacionamentos, no trabalho e na sociedade, a psicóloga Ana Paula Cortês destacou que o “conhecer a si mesma” é o principal alvo de felicidade para as mulheres. “Que nunca nos esqueçamos que somos nós que fazemos o nosso destino, somos nós que fazemos a nossa história. Tudo o que acontece na nossa vida é conseqüência da nossa aceitação ou não. Da nossa determinação em agir, alcançar ou não os resultados. A vida de cada mulher é feita por ela mesma. Que saibamos que somos agentes do nosso próprio destino.”, ressaltou.

O consumismo feminino e suas consequências foram abordados pelo empresário e coach Wellington Teófilo. O palestrante mostrou que o verdadeiro valor de uma mulher é o que ela realmente pode ser e não o que ela poder ter. “A felicidade não está naquilo que nos falta, mas no bom uso daquilo que temos. A mulher não precisa ter algo de valioso para mostrar o ser especial que é. Hoje realizei minha primeira palestra para um público tão grandioso e estou grato em ter contribuído e transmitido dos meus conhecimentos para tantas mulheres”, disse.  

A mulher na sociedade contemporânea foi destacada entre os temas abordados. “O conteúdo da palestra mostrou um histórico da luta por igualdade e as conquistas da mulher nas últimas décadas até os dias atuais. Como também, seus desafios quanto à família, trabalho, estudo e as necessidades pessoais, destacando a evolução da sociedade e os obstáculos ainda existentes para a mulher moderna”, comentou a palestrante Sandra Almeida.


O diretor da FDSM, Rafael Simões, fez uma breve abordagem sobre a inclusão da mulher no mercado de trabalho após a revolução industrial, englobando sua ampla atuação profissional e o domínio em várias áreas. Na ocasião, destacou as mulheres que fazem parte das equipes das instituições que administra em Pouso Alegre. “Fiquei muito feliz em realizar este evento. Hoje, as mulheres têm sido um grande destaque na sociedade, em todas as áreas profissionais. E, especialmente, naquelas que eram ocupadas exclusivamente por homens. A administradora, a médica, a advogada, a balconista, a dona do lar, a serviçal, em qualquer uma destas áreas a mulher tem demonstrado seu talento. Agradeço a todas que prestigiaram nosso evento e parabenizo as demais. Vocês são especiais!”, declarou.


Após as palestras, a FDSM e o Jornal Trem Doido prestaram uma homenagem às personalidades femininas de Pouso Alegre que são destaques por sua atuação junto à sociedade. Foram elas: Cristina Marques, Joana Giorgete Veiga, Márcia Camargo, Maria da Glória Reis, Maria Raimunda Lourenço Fernandes, Neusanira Mendes das Chagas,  Nilza Domeneguettti, Renata do Couto Rosa Ribeiro, Silvia Regina Pereira da Silva, Suélen Sequi, Tatiana Telles Koeler Matos e Valdete Silva.

A homenageada Neusanira Mendes das Chagas agradeceu pelo carinho e reconhecimento da FDSM e Jornal Trem Doido. “Todas nós mulheres merecemos ser lembradas e aplaudidas. Para mim, que sou nordestina e moro em Pouso Alegre há algum tempo, é uma honra ser homenageada por pessoas desta cidade. Que Deus abençoe sempre todas as mulheres, para que continuem sendo guerreiras.”, declarou ela.

Com seu carisma e simpatia, para o encerramento do evento, o ator e diretor do Grupo Teatro Experimental de Pouso Alegre Lúcio Marques, apresentou a divertida peça “A Mulher é um Trem Doido”, que alegrou a todos.

 “O evento foi um sucesso, e para mim a realização de um sonho. Comemorar os seis anos do Jornal Trem Doido em um grande evento na FDSM foi maravilhoso. Agradeço ao diretor Rafael Simões pelo incentivo, à equipe da Assessoria de Comunicação da Faculdade de Direito e aos demais colaboradores e empresas que apoiaram para que esta noite fosse inesquecível”, finalizou Yuri Sato, acadêmica da FDSM e diretora do Jornal Trem Doido.




O diretor Rafael Simões, a diretora do Jornal Trem Doido, Yuri Sato,
 palestrantes e homenageadas no evento.



 O diretor da FDSM, Prof. Rafael Simões, a diretora do Jornal Trem Doido, 
Yuri Sato, e palestrantes.


                                                  Músicos receberam os convidados.


  Salão Nobre recebeu cerca de 800 convidados.


                                                        Homenageada: Cristina Marques.


                                                Homenageada: Joana Giorgete Veiga.



                                                   Homenageada: Márcia Camargo. 


                                                      Homenageada: Maria da Glória Reis.


                                          Homenageada: Maria Raimunda Lourenço Fernandes.


                                            Homenageada: Neusanira Mendes das Chagas.


Homenageada: Nilza Domeneguettti.


                                                Homenageada: Renata do Couto Rosa Ribeiro.

               
                                                Homenageada: Silvia Regina Pereira da Silva.



                                                  Homenageada: Tatiana Telles Koeler Matos.


                                                             Homenageada: Valdete Silva.


                                      Apresentação da peça "A Mulher é um Trem Doido!"

Nenhum comentário: