10 de março de 2016

FDSM recebe tribo indígena para falar sobre Direitos Sociais e Previdenciários

Dança, canto e oração na aldeia Xucuru-Kariri, em Caldas, Minas Gerais.
                                                            *Arquivo- Museu Municipal Tuany Toledo


A Faculdade de Direito do Sul de Minas promove neste sábado, 12 de março, uma palestra sobre o tema “Benefícios Sociais e Previdenciários para os Indígenas”, com a presença dos índios da aldeia Xucuru-Kariri, de Caldas, Minas Gerais. O evento acontece a partir das 9h, e é aberto à comunidade.

O organizador e um dos palestrantes, Prof. Amauri Ludovico dos Santos, fala sobre a finalidade do evento. “Nossa intenção é levar ao conhecimento da população, inclusive dos alunos, informações sobre os benefícios previdenciários indígenas como: aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, salário maternidade, auxílio-doença, pensão por morte, entre outros. Ademais o evento traz para o ambiente acadêmico um pouco da história da tribo, suas culturas, crenças e costumes. Haverá também uma breve apresentação de dança deles”, diz.

Para falar dos direitos sociais, o professor convidado será Francisco José de Oliveira. “Durante muito tempo os indígenas foram tratados como incapazes, e vivenciaram uma série de limitações estabelecidas pelo Código do Processo Civil. Com a palestra iremos abordar que adaptações específicas realizadas na legislação brasileira favoreceram o acesso dos povos indígenas aos seus Direitos, como cidadãos comuns”, explica.

Segundo o diretor Rafael Simões, o evento é uma oportunidade interessante para os alunos e a comunidade ampliarem seus conhecimentos sobre Direitos Sociais e Previdenciários. “É sempre bom recebermos convidados que nos trazem um tema rico e de extrem
a relevância, diante do cenário nacional em relação à população indígena. A presença dos índios é uma oportunidade de enriquecimento cultural para todos nós, e será um prazer recebê-los. Convidamos toda a sociedade para o evento”, ressalta.

Exposição Cultural 

Além da palestra, a FDSM sediará até o dia 12 de março uma exposição cultural que mostra fotografias da aldeia e da participação dos indígenas na 9ª Primavera dos Museus, realizada em setembro de 2015, no Museu Histórico Municipal Tuany Toledo de Pouso Alegre. A Primavera dos Museus é promovida anualmente pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e, no ano passado abordou o tema “Museus e Memórias Indígenas”. 
“Serão expostos também alguns objetos confeccionados pelos Xucuru-Kariri (arco e flecha, cocar, maracá, cachimbo, pau de chuva e machadinha), além de um breve histórico da aldeia, desde seu estabelecimento em Palmeira dos Índios (AL), em meados do século XVIII, até virem para o Sul de Minas, em 2001”, finaliza o agente cultural do Museu, Mayke Riceli.

Nenhum comentário: