31 de março de 2016

Acadêmicos da FDSM participam de Oficina sobre o Dia Mundial da Água

        Acadêmicos participantes da Oficina, e ao centro, a professora Renata Nascimento        
 Gomes e o professor Carlos Alberto Conti Pereira, responsáveis pela atividade.



Os alunos da graduação da FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) participaram, no dia 22 de março, de uma oficina sobre o tema “Dia Mundial da Água”, ministrada pelos professores Carlos Alberto Conti Pereira e Renata Nascimento Gomes. Durante as atividades, os acadêmicos refletiram sobre a importância da conscientização sobre o problema do esgotamento da água potável, e em grupos para debate, apresentaram propostas de ações coletivas e multidisciplinares para a questão.
Segundo o professor Conti, a finalidade da atividade foi a conscientização dos alunos. “Dividimos os alunos em grupos e procuramos destacar os principais pontos de análise em torno do tema, tais como a poluição das águas, o desperdício e sua escassez. Trouxemos também para discussão as várias ações de preservação e educação ambiental  que são protagonizadas pela sociedade”, disse.

Para a professora Renata Gomes, a discussão sobre educação ambiental, conscientização, preservação e desenvolvimento sustentável, assumiu uma importância vital, sobretudo no que se refere ao papel do profissional e acadêmico do Direito. “A oficina do Dia Mundial da Água foi pensada multidisciplinarmente para mostrar alternativas, ações efetivas para o problema do esgotamento da água potável, e as consequências da utilização irresponsável de um recurso que é finito e essencial à manutenção da vida. A partir da análise do artigo 225 da Constituição Federal, que dispõe sobre meio ambiente ecologicamente equilibrado e da noção de complexidade de Edgar Morin, os alunos foram provocados a discutir em grupos, apresentando  ao final, propostas como contribuições para solução do problema, no que tange à atuação do profissional do direito”, afirmou.

A acadêmica Ariane Assis Amaro participou da oficina e fez sua avaliação quanto à discussão do tema. “A atividade foi muito didática e produtiva para todos os participantes. Constatamos, por meio dos estudos jurídicos e teorias voltadas à questão do meio ambiente e seus recursos, que existem diversas maneiras de contribuirmos para a preservação da água. A partir do momento em que deixarmos de atentar para os problemas, apenas quando eles nos forem apontados, estaremos percorrendo o caminho certo”, concluiu. 

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