14 de abril de 2016

Alunos do Colégio CNEC de Pouso Alegre realizam Júri Simulado na FDSM

A relação entre a Literatura e o Direito é explorada anualmente pelos alunos do Ensino Médio do Colégio Cenecista Senador Eduardo Amaral (CNEC), em Pouso Alegre, que vivenciam por meio de uma peça teatral, a prática real de um julgamento. O Júri Simulado com o tema “O Julgamento da Capitu”, baseado na obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, foi realizado nos dias 11 e 12 de abril, no Salão do Tribunal do Júri da Faculdade de Direito do Sul de Minas.

A professora de Literatura Ledys Alexia Maia, responsável pelo projeto, conta que o objetivo é trabalhar a disciplina Literatura Brasileira. “Dom Casmurro, de Machado de Assis, é uma obra que contemplou o Realismo Brasileiro no Século XIX. Nela o autor não evidencia a culpa da personagem Capitu, acusada de adultério pelo marido. Por isso exploramos e desenvolvemos esse trabalho. E através de uma encenação teatral, buscamos desvendar se ela é culpada ou não da acusação”, explica. 

A aluna do Ensino Médio no CNEC, Marília Feliciano, participou pela terceira vez do Júri Simulado. Ela diz que a atuação na atividade despertou sua vocação pelo Direito. “Minha intenção era cursar Relações Internacionais, mas depois de atuar nesta atividade analisei o quanto é maravilhoso termos a oportunidade de defender alguém ou algo em que acreditamos. O Júri Simulado é um projeto excelente, que nos mostra um pouco sobre como é realizado um julgamento real, a atuação do profissional na carreira jurídica, e que desperta em muitos o amor pelo Direito”, disse. 

Convidados para atuarem como juízes, os ex-alunos do CNEC e também ex-alunos da FDSM, Marcelo Teixeira Neves e Mônica Fonseca Franco, participaram da encenação.  Marcelo comenta que ficou honrado pelo convite e em conhecer o projeto, que traz ensinamentos jurídicos para os alunos. “Fiquei muito honrado pelo convite do CNEC, que me permitiu retornar à FDSM e ver de perto os avanços desta renomada Instituição. Atividades como esta são de suma importância para que os alunos possam ter um contato mais próximo com as diversas esferas do Direito. Atuando tanto na defesa quanto na acusação, e refletindo sobre o sistema jurisdicional brasileiro, bem como sobre a importância do Tribunal do Júri em nosso ordenamento jurídico. Além de promover o raciocínio crítico do nosso Código Penal, que no passado chegou a punir criminalmente o adultério, o que causou perplexidade em alguns alunos demonstrando a evolução do nosso Direito e da própria sociedade”, afirmou. 
A participação no projeto foi gratificante para a ex-aluna Mônica. “É interessante participar de um trabalho que desperta nos jovens diversas habilidades, inclusive a sua vocação profissional. A Faculdade, como sempre parceira das atividades, auxiliou no cenário real que é o Salão do Júri, ambiente que fez diferença para os estudantes encontrarem seus papeis na encenação”, disse. 

“Muitos alunos se encantam pelo Direito após experiência do Julgamento da Capitu. A paixão pela profissão surge num projeto como este. Quero agradecer muito à FDSM pela gentileza, sua equipe do setor comercial e aos demais colaboradores da instituição que nos receberam muito bem. Esta parceria é uma relação importante e saudável para a formação dos futuros advogados”, finalizou a professora Ledys. 

Confira as fotos: 
















Nenhum comentário: