12 de maio de 2016

FDSM recebe Exposição do Centenário de Posse de Dom Octávio Chagas de Miranda


                                                                  
A FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) recebeu na última quarta-feira, 11 de maio, a exposição fotográfica itinerante do centenário de posse de Dom Octávio Chagas de Miranda, realizada pela Arquidiocese de Pouso Alegre.  A exposição, que foi elaborada com o apoio do curso de História da Univás (Universidade do Vale do Sapucaí), está acontecendo no pátio do prédio sede da Faculdade.

A celebração do centenário foi um pedido do Arcebispo Metropolitano, Dom Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., que quer intensificar a importância da atuação pastoral de Dom Octávio para a arquidiocese, e paralelamente, relembrar a benéfica atuação do bispo nos seus 43 anos de trabalho junto à comunidade pouso-alegrense.

Dentre as fotos, estão alguns momentos da vida de Dom Octávio, assim como do jubileu de ordenação presbiteral celebrado em Pouso Alegre, na Catedral Metropolitana. As informações foram obtidas por meio  do testemunho deixado pelo Cônego Augusto José de Carvalho (in memorian), que em 1981 lançou o livro: Uma vida dedicada à Igreja em Pouso Alegre: centenário de Dom Octávio Chagas de Miranda.  

“A exposição relembra a trajetória de Dom Octávio, de dedicação à Arquidiocese e ao povo de Deus, evangelizando, criando associações religiosas e assistenciais, contribuindo de maneira notável, para o progresso e prosperidade de Pouso Alegre e região. Além disso, documenta as inúmeras realizações materiais e espirituais, cuja coragem esteve sempre a nortear sua vocação empreendedora”, declarou uma das responsáveis pela organização, Dra. Maria Eunice Duarte Cheberle, ex-aluna da 1ª turma da FDSM.  

A exposição foi organizada pela equipe do curso de História da Univás, através de um trabalho desenvolvido pelo Laboratório de História Oral, coordenado pelo professor Cleyton Antônio da Costa. A coordenadora do curso, professora Marilda Laraia, conta como foi estruturada a exposição. “Com a intermediação do Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Antônio Homero Rocha de Toledo, recebemos o honroso convite da Arquidiocese de Pouso Alegre para participar da organização desta exposição. Reunimos as fotografias e montamos as legendas através da técnica de História Oral, seguindo a ordem cronológica os fatos marcantes da vida de Dom Octávio. Foi um trabalho muito gratificante, pois mostramos o nosso trabalho e prestamos nosso apoio à comunidade”, explicou ela.  


A exposição ficará na FDSM até o início da próxima semana. Para o diretor da instituição, Rafael Simões, o apoio da Faculdade é uma forma de trazer a história de Dom Octávio e a importância de sua atuação em Pouso Alegre para conhecimento dos alunos e funcionários.  “Dom Octávio foi uma personalidade muito importante para nossa cidade. Seu inestimável trabalho influenciou no crescimento de Pouso Alegre, e isto deve ser disseminado”, disse.
Quem foi Dom Octávio 


Dom Octávio Chagas de Miranda nasceu no dia 10 de agosto de 1881 e faleceu no dia 29 de outubro de 1959. Foi nomeado bispo no dia 14 de fevereiro de 1916, tendo sido ordenado no dia 04 de junho do mesmo ano. Iniciou seu ministério episcopal no dia 29 de julho de 1916 e deu sequência às obras iniciadas pelos Bispos antecessores, Dom Nery e Dom Assis.

Participou efetivamente da vida cultural, das artes e da imprensa de Pouso Alegre. Era caridoso e socorria os pobres, preocupado com o seu bem-estar e saúde. Incentivou obras sociais e filantrópicas, fundou Irmandades e Congregações. Publicou célebres livros doutrinários e pastorais. Sua maior e magistral obra foi a construção da nova Catedral Metropolitana de Pouso Alegre.
Mais informações e curiosidades sobre a vida de Dom Octávio Chagas de Miranda no site www.arquidiocese-pa.org.br/domotavio100 .



Nenhum comentário: