22 de junho de 2016

FDSM recebe alunos da região para Oficina de Redação do Enem

Estudantes do ensino médio de Pouso Alegre e região participaram de uma Oficina de Redação para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) promovida pela Faculdade de Direito do Sul de Minas. O evento aconteceu no dia 20 de junho, e reuniu cerca de 550 alunos de escolas públicas e particulares de Pouso Alegre, Borda da Mata, Careaçu, Heliodora, Ipuiuna,  Itajubá, Natércia, Santa Rita do Sapucaí, São Sebastião da Bela Vista,  Silvianópolis e Tocos do Moji.

Realizada desde 2015, a Oficina de Redação tem como proposta levar aos estudantes as principais informações e técnicas de construção de textos. O projeto de responsabilidade social é desenvolvido pelo Núcleo de Extensão da FDSM. A Oficina foi ministrada pela professora Cláudia Rosa, e contou com a participação dos professores Ana Carolina de Faria Silvestre, gestora do Núcleo de Extensão, e Carlos Alberto Conti Pereira, coordenador do setor de Vendas e Relações Públicas da FDSM, responsável pela organização do evento.

Durante a atividade os alunos tiveram acesso às técnicas de produção de textos e orientações gerais na construção da redação. “A finalidade da oficina é ampliar os conhecimentos da redação do ENEM. Focamos as competências e os critérios utilizados para que eles estruturem e expressem de maneira completa suas ideias. Mais uma vez fico feliz em realizar essa oficina na Faculdade de Direito, hoje com um público maior. Nota-se que o projeto está trazendo bons resultados, e os alunos estão buscando novos conhecimentos”, explicou a professora Cláudia Rosa.

Para a estudante Ana Letícia Santos, da Escola Estadual João Goulart Santiago Brum, de Natércia, a oficina foi produtiva e esclarecedora. “Achei muito bacana e adorei participar. As dicas comentadas irão facilitar na construção da redação, não somente para o ENEM, mas também para qualquer processo seletivo”, comentou.

Ao final da oficina, foi realizado o sorteio de camisetas da FDSM entre os alunos, e de um aparelho de data-show entre as escolas participantes. A contemplada foi Escola Estadual Dr. Delfim Moreira, de Santa Rita do Sapucaí.  “A Faculdade sempre abre suas portas para ampliar os saberes dos alunos do ensino médio, e estas oficinas valorizam e dão credibilidade ao trabalho feito na educação. Estamos satisfeitos pelo convite, e felizes com o prêmio, que ajudará muito nas atividades pedagógicas de nossa escola”, disse a professora Salete Laranjo, de Santa Rita do Sapucaí.


Segundo a professora Ana Carolina de Faria Silvestre, a FDSM dará continuidade ao projeto. “Os alunos ficaram interessados em melhorar suas habilidades para escreverem uma boa redação. A professora Cláudia Rosa leciona em várias escolas de Pouso Alegre, e trouxe a sua experiência com redações para o ENEM de forma clara e didática. No segundo semestre teremos outra oficina e demais eventos destinados aos alunos do ensino médio”, finalizou. 


Estudantes que participaram da Oficina  de Redação. 


                                 Prof. Carlos Alberto e Conti e Prof.ª Ana Carolina de Faria Silvestre 
                                                                                      responsáveis pelo evento. 



                        Profª Cláudia Rosa durante apresentação da Oficina de Redação para os alunos. 



                 Professora Ana Carolina (ao centro) e a gestora do Setor Comercial, Patrícia Ribeiro Freitas 
                    com a Supervisora Pedagógica, Andrea Borsato Pinto e a Professora de Língua Portuguesa,
                                                          Salete Laranjo, da  Escola Estadual Dr. Delfim Moreira. 

         

                              Prof. Carlos Alberto Conti e alunos ganhadores das camisetas da FDSM.



                                Alunos  do Cursinho Municipal de Pouso Alegre com a Profª. Cláudia Rosa.  



                                   Alunos do SESI/SENAI de Pouso Alegre com a Profª. Cláudia Rosa. 



Nenhum comentário: