28 de junho de 2016

Simpósio da Pós-Graduação da FDSM promove integração de conhecimentos entre alunos



                                             Cerca de 150 acadêmicos participaram da atividade.


O Programa de Pós-Graduação em Direito da FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) realizou no sábado, 25 de junho, o Simpósio “Constituição e Relações Econômicas”. Coordenado pelo Professor Dr. Elias Kallás Filho, o evento foi dividido em três paineis: “A Constituição Brasileira vincula o Legislador?”, “Da Era da Propriedade à Era do Acesso”, e “A Árvore do Dinheiro”. Cerca de 150 alunos da graduação, extensão, especialização e mestrado prestigiaram o simpósio.

Segundo Kallás, a realização do evento destacou o alto nível das pesquisas desenvolvidas no Programa de Mestrado, bem como a integração entre os alunos. “O propósito do evento foi apresentar as pesquisas realizadas pelos mestrandos, e ao mesmo tempo, estabelecer uma temática com disciplinas dos cursos de graduação e mestrado. Procuramos destacar a importância da integração entre os alunos e fazer com que os conhecimentos construídos no mestrado sejam debatidos, mostrando o grande horizonte de possibilidades que o curso de Direito oferece”, afirmou.

 Para a mestranda Amanda Eiras Testi, advogada na cidade de Poços de Caldas, o simpósio foi uma experiência prática que valorizou o conteúdo de sua pesquisa, cujo tema foi ‘A Árvore do Dinheiro’. “Estou muito feliz com a receptividade dos alunos e o interesse demonstrado na interatividade entre os grupos. Eles conseguiram captar o contexto da pesquisa sobre o tema ‘A Árvore do Dinheiro’, onde foi demonstrado que a concorrência ética é benéfica para todos, tanto para o consumidor como para as empresas. E que fusões pequenas podem gerar bons resultados”, declarou.

O acadêmico Igor de Kássius Toledo Almeida Braga, do 5º período noturno, avaliou de forma positiva o evento.  “Os simpósios do PPGD são sempre enriquecedores, uma vez que eles nos permitem um maior aprofundamento em temáticas compartilhadas entre a graduação e o mestrado, ainda que vistas sobre ângulos e profundidades diferentes, mas que geram um fértil espaço para o aprendizado”, disse.
                                                                                            

O mestrando Leandro Moreira Barra, advogado em Varginha, falou sobre o tema “O Novo Direito de Prosperidade”, abordando sua visão histórica, desde a concepção romana de domínio até a presente Constituição de 1988 e legislação ordinária. “A oportunidade de fazer a apresentação do tema proposto aos colegas do mestrado e aos alunos da graduação foi muito enriquecedora, pois nos remete à vivência prática da dinâmica de sala de aula. É com base em eventos deste tipo que poderemos ganhar bagagem para desenvolver nossa futura atividade de lecionar nos cursos jurídicos, bem como a pesquisa acadêmica”, concluiu.

 


Além de Amanda Eiras Testi e Leandro Moreira Barra, o simpósio contou com a participação dos seguintes mestrandos como expositores: André Martins Tavares Scianni Morais,  Meliza Marinelli Franco Carvalho, Júlio César  Muniz, Roney Sandro Freire Corrêa, Lisiane Cristina Duarte,  Luiz Antunes Magalhães,  Claito Caregnatto,  Paulo César  Crivelaro, Rosana Fontaniello, Sara Barbosa Fernandes e Marcello Rennó de Siqueira Antunes. 

Nenhum comentário: