9 de junho de 2016

Pesquisas acadêmicas da FDSM são expostas para a comunidade

No último sábado, dia 4 de junho, a FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) realizou uma exposição de 80 trabalhos de pesquisa produzidos pelos alunos do 1º período da graduação. O evento aconteceu no Salão Nobre da Instituição, e foi prestigiado por alunos da graduação, especialização, mestrado e comunidade em geral. Sob a coordenação dos professores Edson Vieira da Silva Filho e Leandro Corrêa de Oliveira, a exposição dos trabalhos foi uma demonstração das pesquisas interdisciplinares sobre a Teoria Geral do Estado associada à Sociedade e Criminalidade.                           
Segundo o professor Leandro Corrêa, a atividade propiciou aos alunos a percepção da aplicação do Direito nas diversas áreas e promoveu a crítica e análise aos fatos voltados às questões jurídicas. “Iniciamos desde cedo o despertar pela pesquisa, e conseguimos mostrar que o Direito é um fenômeno que não está alheio as demais questões sociais e políticas. Parabenizo os alunos e agradeço os acadêmicos do Mestrado pelo apoio”, ressaltou ele. 

A acadêmica Amanda Cintra apresentou pôster sobre o tema “Os Reflexos do Estado Moderno no Direito Contemporâneo”. Para ela, o trabalho foi uma forma de potencializar o aprendizado em sala. “Aprendemos de maneira dinâmica os assuntos abordados na faculdade, especificamente os reflexos que a crise da modernidade gerou para os tempos de hoje e seus efeitos no Direito atual”, disse. 

A pesquisa intitulada “A Desproporcionalidade das Penas e a Necessidade de Humanizá-las” foi apresentada pela aluna Kauana Thamara. “Através dos estudos, fizemos uma reflexão sobre o tema e vimos que, ao longo dos anos, foi necessário adequações às sanções, pois devemos atuar no sentido de preservar os direitos fundamentais. O desenvolvimento do trabalho como pesquisa analítica foi uma experiência enriquecedora para os próximos períodos do curso”, comentou. 

Para o professor Edson Vieira, a interação dos alunos com conteúdos das disciplinas do projeto foi positiva. “A qualidade dos trabalhos sempre foi excelente, e nesta edição fomos novamente surpreendidos por nossos alunos. Estamos contentes com os resultados das pesquisas, que mostraram conteúdos abrangentes e oportunizaram o conhecimento de outras pessoas às questões técnicas e jurídicas abordadas dentro de sala de aula”, concluiu o professor.  

Nenhum comentário: