5 de julho de 2016

Parceria entre FDSM e Universidade de Coimbra proporciona evento para alunos

Palestra com Vicente Cevolo.


Alunos do mestrado, graduação e integrantes do Grupo de Pesquisa Margens do Direito, da Faculdade de Direito do Sul de Minas, participaram na sexta-feira, 1º de julho, da palestra sobre o tema “O Novo Realismo: A Filosofia após afinitude”, ministrada pelo professor Vicente Cevolo, doutorando em Filosofia na Universidade de Coimbra, Portugal. A atividade marcou o encerramento das aulas do 1º semestre do Programa de Mestrado da instituição.

De acordo com o coordenador do mestrado, Rafael Lazzarotto Simioni, a atividade teve por objetivo apresentar para a comunidade acadêmica o conceito sobre o Novo Realismo. “Convidamos o professor Vicente para realizar uma aula diferente aos alunos, com a finalidade de mostrar as novas tendências da filosofia. Em paralelo, discutirmos o impacto que elas trazem  para o universo do Direito, da Política e da Democracia”, disse.


O palestrante Vicente Cevolo agradeceu o convite e a participação dos alunos. “Agradeço pelo convite e a oportunidade de palestrar nessa instituição. Espero ter contribuído para que os alunos pensem nos impactos desta nova filosofia e suas possíveis mudanças que podem ser realizadas no ramo do Direito. O Novo Realismo é uma nova tendência do pensamento filosófico Europeu,” destacou.
                Prof. Dr.Rafael Lazzarotto Simioni e Prof. Vicente Cevolo.



O mestrando Júlio César Muniz, assessor de Juiz do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), elogiou o conteúdo da palestra. “A palestra foi  importante para a reflexão sobre as novas correntes de pensamento filosófico, que representam verdadeiras viragens históricas na compreensão dos sentidos, onde buscamos sentidos no plano do conhecimento da própria existência”, acrescentou. 

 Para o acadêmico da graduação, Wendel Juparam Floriano dos Santos, a palestra foi oportuna para a formação dos grupos de pesquisa da instituição. “Esse conteúdo convida os alunos a pesquisarem outras áreas do conhecimento humanista e a participarem juntos de uma discussão quanto às questões jurídicas. Será interessante a realização de mais palestras ligadas à Filosofia para termos uma visão interdisciplinar, com o objetivo de criar um espaço de diálogo e discussão para qualquer tipo de investigação filosófica”, concluiu. 

Nenhum comentário: