30 de junho de 2016

Biblioteca da FDSM amplia seu acervo e traz inovações para os alunos


Os alunos Felipe e Amanda, da graduação.
A Biblioteca da Faculdade de Direito do Sul de Minas, com o propósito de oferecer continuamente uma excelente estrutura e atender as demandas dos alunos, realizou em junho dois importantes investimentos em sua Biblioteca: a aquisição de mais de 100 exemplares de títulos técnicos e literários e a assinatura online da Revista dos Tribunais, uma tradicional publicação jurídica brasileira.

Segundo a bibliotecária Zélia Nilva de Souza Chagas, as melhorias visam oferecer um atendimento de excelência aos alunos. “Analisamos os planos de ensino, tanto a bibliografia básica quanto a complementar. Foi necessária uma avaliação dos alunos que fazem pesquisas específicas dentro da área jurídica e procuram conteúdos diversos. Há também uma demanda de livros para a construção de monografias, que necessitam de uma intensa pesquisa, tanto na graduação como no mestrado,” explicou ela.

A assinatura da Revista dos Tribunais foi outro grande avanço da Biblioteca da FDSM. A Revista funciona como uma plataforma de pesquisa  jurídica, fornecendo com agilidade e precisão uma visão completa sobre o assunto pesquisado e fundamentos sólidos para a prática forense. A versão online da Revista dos Tribunais traz inúmeros textos jurídicos de todas as áreas do Direito, criteriosamente selecionados e inter-relacionados, com interface moderna e de fácil manuseio.

A bibliotecária Zélia Nilva de Souza Chagas.
“São os alunos que definem quais livros precisamos ter em nossa Biblioteca. Por isso, procuramos avaliar o conteúdo de que o aluno necessita, sendo este um processo contínuo. Assim, iremos dar a eles uma diversidade maior em opções para consulta e contribuir para o seu crescimento intelectual. Além de uma formação mais dinâmica e contextualizada, pois o acadêmico de Direito, ou qualquer outro curso, precisa sempre estar bem informado e atualizado com o mercado”, acrescentou a bibliotecária. 


A acadêmica Letícia Hermenegildo Chaves, do 9º período, elogiou as mudanças realizadas na Biblioteca. “Gostei muito das melhorias na estrutura, da aquisição de doutrinas atualizadas e do aumento do número de colaboradores, que contribui no atendimento. A Biblioteca sempre foi um ambiente gostoso, mas esse progresso ofereceu para nós alunos uma maior receptividade para os momentos de estudos”, disse. 

                                                                                                                                                                 
Biblioteca Virtual

Outro investimento da FDSM foi a implantação da Biblioteca Virtual. A ferramenta complementa a Biblioteca física da instituição, dando acesso digital a cerca de 8 mil obras literárias das principais editoras do Brasil. Composta por acervos de duas grandes empresas da categoria: a Minha Biblioteca, formada pelo conjunto das editoras Saraiva e Atlas, e Editora LTr.

O coordenador Financeiro da FDSM, Luiz Otávio de Oliveira Rezende, explica que os investimentos realizados visam o ensino de qualidade e a satisfação dos alunos. “A Biblioteca é o coração de uma faculdade de Direito, nela os acadêmicos buscam aprimorar seus conhecimentos, seja por meio de pesquisa, grupos de estudos ou leitura. Precisamos manter seu acervo sempre atualizado, amplo, e sua estrutura aconchegante, modernizada e humanizada. Buscamos sempre o melhor para os nossos alunos, pois sabemos que o investimento neles para o futuro êxito profissional é também a valorização do nosso trabalho”, finalizou. 


Nenhum comentário: