1 de novembro de 2016

Alunos da graduação, egressos do mestrado e professores da FDSM lançam livros



Rafael Lazzaroto Simioni, Wagner S. F. Lemgruber Boechat,
Fábio Souza de Paula e Gabriela Soares Balestero

No dia 29 de outubro aconteceu na Faculdade de Direito do Sul de Minas o lançamento de três livros escritos por alunos, ex-alunos, professores e mestres formados na instituição. São eles: “Gestão Jusambiental das Cidades”, escrito pelo Me. Wagner Saraiva Ferreira Lemgruber Boechat, “Poder Constituinte”, escrito pelo Me. Fábio de Paula, e “Estudos de Direito Latino Americano”, organizado pelas professoras Gabriela Soares Balestero e Ana Silvia Marcatto Begalli, que conta com artigos escritos por alunos, ex-alunos e professores da FDSM. O evento foi ministrado pelo coordenador e professor do programa de Mestrado da FDSM, Dr. Rafael Lazzarotto Simioni.   
            O autor do livro “Gestão Jusambiental das Cidades”, Wagner Saraiva Ferreira Lemgruber Boechat, mestre formado pela FDSM, comentou sobre sua obra. “O livro fala sobre como é possível o direito influenciar na cidade, uma vez que existe um enorme abismo entre a legislação e sua efetivação no meio ambiente urbano. Nós tentamos compreender este fenômeno estabelecendo o que é sociedade e questionando o leitor com a seguinte pergunta: como fazer com que o direito influencie a sociedade? A partir disso, discutimos a Teoria de Luhmann e apontamos situações na qual os direitos fundamentais são efetivados”, explicou.          
             “Poder Constituinte”, escrito por Fábio Souza de Paula, também mestre pela FDSM, tem como tema o poder no contexto da democracia. “Dentro de um aspecto geral, o livro estabelece e explica o que é o poder constituinte e como ele surge, trabalhando sempre com a idéia da sua participação na democracia, que é fundamental para o nascimento de um poder constituinte legítimo. No livro traçamos também o discurso de Jürgen Habermas como fundamento teórico.”, disse o autor.    
            A obra “Estudos de Direito Latino Americano”, que está em seu 4º volume, foi organizada pelas professoras Gabriela Soares Balestero e Ana Silvia Marcatto Begalli, ambas da primeira turma de mestrado da FDSM. O livro reúne artigos de alunos, ex-alunos e professores da instituição. “Nós reunimos diversos artigos científicos que abordam temas polêmicos de distintas áreas do direito. Um detalhe que nos orgulha bastante é que o prefácio do livro foi escrito pela professora Flávia Piovesan, uma grande jurista brasileira de renome nacional e internacional. Foi muito gratificante lançar esta obra na FDSM, a qual sou muito grata pelo apoio de sempre”, concluiu Gabriela Soares Balestero.



Nenhum comentário: