1 de novembro de 2016

FDSM realiza VI Seminário de Iniciação Científica com alunos de diversas instituições

   


No sábado, 29 de outubro, a Faculdade de Direito do Sul de Minas realizou o seu VI Seminário de Iniciação Científica. O evento contou com cerca de 50 trabalhos expostos em formato de pôsteres e apresentados pelos acadêmicos da graduação da faculdade e de outras instituições: Faculdade de São Lourenço, UninCor (Universidade Vale do Rio Verde), UNIFENAS (Universidade José do Rosário Vellano), Faculdade Santo Agostinho de Sete Lagoas e Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo. 



            O organizador do seminário e professor da FDSM, Cícero Krupp da Luz, falou sobre a importância do evento. “O seminário funciona para os alunos como os primeiros degraus do conhecimento e da pesquisa científica. Este evento é um momento importante, no qual conseguimos dialogar e debater com outros acadêmicos sobre trabalhos que são extremamente individuais e que, após um longo período de tempo de pesquisa junto ao orientador, tornam-se públicos”, disse.  

            Ao final do evento, sete trabalhos se destacaram e ganharam certificados e uma premiação da faculdade. Também serão publicados na revista eletrônica Ratio Juris, da FDSM. São eles: "Babel Penal: Teorias do Direito e Concursos Públicos", de Rodrigo Pedroso Barbosa e Gustavo Silva Xavier; "O abuso da liberdade de expressão nas redes sociais e as violações de Direitos Humanos", de Alisson Jordão Rêgo; "Análise acerca da aplicabilidade de contribuição de melhoria e seus contrapontos com a Lei de Responsabilidade Fiscal", de Caio César da Silva Araújo; "A outra face da globalização: um cenário de desigualdades sociais", de Laura Ribeiro Franco; "Pierre Bordieu: a condição jurídica da mulher e os mecanismos de dominação de gênero", de Hilcilei Carvalho Leite; "O estado de exceção hermenêutico e a ameaça de um sopor democrático: uma análise sob os prismas de Giorgio Agamben e Jacques Ranciére", de Igor Kássius Toledo Almeida Braga; e "Lei de Anistia aos violadores de Direitos Humanos durante a ditadura militar brasileira: uma nova perspectiva a partir da comissão da verdade", de Alisson Jordão Rêgo. 

Nenhum comentário: