17 de novembro de 2016

FDSM realiza premiação do 2º Concurso de Arte Fotográfica sobre Direitos Humanos

O coordenador do programa de Pós-Graduação da FDSM,
Prof. Rafael L. Simioni, Fábio Brandão, presidente do Foto Clube de Pouso Alegre
e a vencedora do terceiro lugar geral, Fernanda Silva Bittencourt

Prof. Rafael L. Simioni, e as vencedoras Alice Lacerda Martins
e Ariane Assis Amaro, na categoria Aceitação.

A exposição recebeu cerca de 1000 fotos

       A FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas), em parceria com o Foto Clube de Pouso Alegre, realizou no sábado, 12 de novembro, a premiação do 2º Concurso de Arte Fotográfica sobre Direitos Humanos. Neste ano o tema foi “Moradia e as conexões de sentido que essa expressão propicia na contemporaneidade”. O Concurso contou com a participação dos acadêmicos da FDSM e de fotógrafos profissionais e amadores da região. Cerca de 1.000 fotos foram enviadas para a seleção, e 30 foram classificadas para exposição e premiação na faculdade. Os três primeiros colocados foram Julio Cesar Pires, em 1º lugar; Ary Attab Filho, em 2º lugar e Fernanda Silva Bittencourt, em 3º lugar.                 
      Segundo o Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, coordenador do curso de Pós-Graduação da FDSM e organizador do evento, o Concurso de Fotografia foi uma forma de despertar a consciência das pessoas sobre questões sociais da região. “A fotografia é um tipo de linguagem diferente, pois desde o pensamento grego estamos acostumados a refletir de forma linear, ou seja, fazemos todas as leituras seguindo uma cronologia. A imagem é um pensamento diferente, que chamamos de atlas, um pensamento descentralizado. A FDSM compartilha este tipo de conhecimento através deste concurso. As fotografias têm como tema os Direitos Humanos, e grande parte delas retrata questões sociais aqui do Sul de Minas, nos dando a oportunidade de voltar nossos olhares para a nossa realidade e mostrar pontos da nossa cidade que, no dia-a-dia, passam despercebidos pela população. Foi muito importante a parceria que a FDSM fez com o Foto Clube de Pouso Alegre, criando esta fototeca sobre os Direitos Humanos para, de certo modo, desencadear um pensamento crítico sobre a nossa realidade”, comentou.
            A aluna do 4º período da FDSM, Ariane Assis Amaro, foi uma das ganhadoras na categoria “Aceitação”. “O concurso foi muito interessante, pois retrata problemas sociais comuns, mas que eu só pude perceber o quanto estão presentes no dia-a-dia a partir do momento em que me dispus a encontrar um local para fotografar. Quando vi as fotos impressas, percebi que os Direitos Humanos é um assunto que deveria chamar mais atenção e deveríamos dar mais importância. Este concurso nos mostra que existem muitos problemas não só no Brasil, mas na nossa cidade e, muitas vezes, não percebemos”, disse.
            Fernanda Silva Bittencourt, ganhadora do 3º lugar geral, parabenizou a Faculdade por promover o concurso. “Eu fiquei muito feliz de poder participar do Concurso de Arte Fotográfica. Esta oportunidade que a FDSM deu aos fotógrafos da região foi importante para mostrar à sociedade como é a realidade de boa parte da população do Sul de Minas. Quero seguir carreira como fotógrafa, e com o concurso pude sentir na prática como é a profissão. Ter ganhado em terceiro lugar, em meio a tantas fotos legais, me deu ainda mais ânimo para seguir em frente com a fotografia. Eu gostaria de parabenizar a Faculdade de Direito do Sul de Minas pelo concurso”, finalizou.
Confira a lista completa dos vencedores:
Geral: 1º lugar – Julio Cesar Pires / 2º lugar – Ary Attab Filho / 3º lugar – Fernanda Silva Bittencourt
Categoria Menção Honrosa: Ary Attab Filho / Caroliny Godoi / Karen Gabriele Ferreira / Priscila Mota Renó / Roberta M. Menezes / Chien Chih Sheng / Daniele Rocha / Letícia Lima / Gustavo Reis Melo / Izabella Rennó Del Ducca de Souza / João Coutinho / Julio Cesar Pires / Raquel Maria Riera Maia
Categoria Aceitação: Alice Lacerda Martins / Ana Beatriz de Oliveira Fonseca / Ariane Assis Amaro / Carolina Maria Fontes Villela / Cindy Caroline Borges de Lima / Erica de Oliveira Alves / Felipe Gravina / Hellem Katarine Silva / Jéssica M. S. Pereira / Júlia Silva Feitoza / Karina S. Rodrigues / Luiza Pinheiro Chagas Leite Souza / Paulo Henrique Areias de Freitas / Pedro Cavalcanti Figueiredo /  Raffaela de Souza Rodrigues / Ramon A. Lambert / Sara Ingrid Santos.


Nenhum comentário: