24 de novembro de 2016

FDSM promove palestra sobre eleição de Donald Trump e a saída do Reino Unido da União Europeia

Prof. Cícero Krupp da Luz, organizador do evento.
Cerca de 110 alunos participaram do evento.

“Globalização, democracia e soberania: elementos para debater Donald Trump e Brexit”, foi o tema do CXXII Simpósio da FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas), que aconteceu no último sábado, 19 de novembro. A palestra foi organizada e ministrada pelo jurista Cícero Krupp da Luz, professor da instituição. O evento teve como objetivo discutir pontos sobre a eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos e sobre Brexit (abreviação das palavras em inglês Britain, Grã-Bretanha, e exit, saída), que se refere à saída do Reino Unido da União Européia. Cerca de 110 acadêmicos estiveram presentes.          
            Segundo o professor, os estudantes da FDSM estão cada vez mais preocupados com eventos importantes que acontecem na política internacional. “Nosso objetivo, dentro de uma perspectiva de ciência jurídica, é trazer informações e padrões que consigam explicar eventos que não imaginávamos que fossem possíveis de acontecer, como foi a eleição de Donald Trump e de Brexit. Fiquei muito contente em saber que os estudantes da FDSM sentem vontade de se conectar com o mundo, e também por eles se importarem com certas questões, como o fenômeno chamado ‘Populismo de Direita’, uma série de eventos que colocam à prova o nosso sistema democrático, que muitas vezes consegue ser extremamente antidemocrático”, explicou.
            O aluno do 10º período, Guilherme Kalil Homse, falou sobre o evento. “A palestra foi de extrema importância para a comunidade acadêmica entender melhor as consequências do resultado das eleições estadunidenses. Foram abordados pontos relevantes, como o funcionamento das eleições dos EUA e uma avaliação comparativa sobre o perfil dos eleitores do republicano Donald Trump e da democrata Hillary Clinton. Durante o evento, também foi discutido o impacto que o mundo poderá sofrer caso Trump concretize suas promessas de campanha eleitoral. A palestra só reforça a preocupação da FDSM e do seu corpo docente em manter seus alunos sempre conectados com as mudanças de grande impacto no mundo”, disse.

            A aluna do 4º período, Mariane Rocha Moreira, elogiou o evento. “Entender o difícil processo das eleições americanas, que é totalmente diferente do nosso, e ver o quanto isso influencia de modo positivo e negativo não só o Brasil, mas o mundo, é de extrema importância, principalmente para nós, alunos do curso de Direito. Podemos perceber a relevância da formação da consciência política no jovem, pois esta contribui para a sua constituição de cidadania, onde o mesmo não deve buscar somente os seus direitos, mas também seus deveres dentro da sociedade. Aproveito para agradecer e parabenizar o Prof. Cícero e a FDSM, por nos proporcionarem uma palestra com um tema tão importante e que, mesmo sendo de tamanha complexidade, conseguiu ser prática e objetiva”, concluiu.

Nenhum comentário: