5 de dezembro de 2016

Alunos da FDSM participam de palestra sobre Justiça de Contingência

Prof. Dr. Cícero Krupp da Luz e Prof. Dr. Eduardo Henrique Lopes Figueiredo


               No último sábado, 03 de dezembro, os alunos da FDSM participaram da palestra “Justiça de Contingência: O Caso de Michael Kohlhaas”. O evento teve como objetivo promover uma discussão sobre justiça estreitando as relações entre a literatura e o Direito. Durante o evento, os acadêmicos assistiram ao filme “Michael Kohlhaas - Justiça e Honra”. A palestra foi ministrada pelos professores Dr. Eduardo Henrique Lopes Figueiredo, responsável pelo evento, e Dr. Cícero Krupp da Luz. Cerca de 30 acadêmicos estiveram presentes.         
            O professor Eduardo Henrique Lopes Figueiredo falou sobre a palestra. “Este evento foi uma tentativa de aproximação do Direito e da literatura. Um dos autores europeus mais importantes para esta aproximação é o Franz Kafka, que busca pensar na modernidade, técnica, vida social, burocracia e nas leis. Nós fizemos um debate sobre a substância da justiça e seus limites, por meio de uma aproximação da obra do Kafka e também da expressividade e riqueza que a literatura pode trazer para o entendimento da humanidade”, explicou.       
            “A proposta foi explorar as relações entre o Direito e a arte, em especial, trazendo um clássico que não é muito debatido no Brasil, a obra de Heinrich Von Kleist, ‘Michael Kohlhaas’, no qual o personagem principal acaba se envolvendo em uma série de questões da vida, que levam a sentimentos de uma brutal injustiça. Com esta história, nós também contamos um pouco sobre um dos autores que mais nos influenciam, o Franz Kafka. Além disso, trouxemos aos alunos um debate sobre a idéia de justiça”, comentou o professor Cícero Krupp da Luz.              
            Natália Cristina dos Reis Martins, aluna do sexto período, falou sobre a importância da palestra. “Este tipo de evento serve para discutir muito mais do que somente leis normativas. Os professores falaram bastante sobre a imparcialidade da justiça, e também explicaram sobre a questão do aborto no Brasil, que é um tema que está em pauta no momento. Para a formação acadêmica dos alunos, este tipo de palestra é muito interessante, porque compreendemos que devemos ter uma visão mais crítica dos assuntos”, disse.
            Para a aluna do segundo período, Sonia Sena, o evento foi enriquecedor. “Eu achei a palestra muito enriquecedora, e o assunto abordado hoje provocou a todos que estavam presentes. Uma das falas do professor Cícero me marcou bastante, quando ele diz que ‘quanto mais gostamos do Direito, mais devemos nos interessar por aquilo que não é direito’. Eu achei este pensamento fantástico, e me fez pensar de forma diferente. A palestra foi maravilhosa”, finalizou.               





Nenhum comentário: