6 de março de 2017

Faculdade de Direito do Sul de Minas realiza Aula Magna do Mestrado em Direito 2017






            Na noite da última sexta-feira, 03 de março, a FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) realizou a Aula Magna do Mestrado. O evento foi ministrado pelo Prof. Dr. Leonel Severo Rocha, um dos maiores nomes do Direito no Brasil. O jurista é coordenador executivo do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e também professor do curso de Mestrado da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI). É ainda representante titular da área do Direito no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
            Idealizada pelo coordenador do programa de Pós-Graduação da FDSM, Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, a Aula Magna contou com a presença de cerca de 100 pessoas, entre professores e alunos da FDSM. Também esteve presente o coordenador da graduação da FDSM, Prof. Dr. Elias Kallás Filho. 
       Segundo o Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, a Aula Magna irá contribuir significativamente com os trabalhos que serão realizados no Mestrado durante este ano. “Estamos muito felizes com a presença do Prof. Dr. Leonel, um dos principais nomes da Pós-Graduação em Direito e uma das principais referências deste segmento no Brasil e no exterior. O professor é coordenador de um dos programas de mestrado e doutorado mais importantes do país. Por isso, é uma grande honra assistir esta palestra na Aula Inaugural. Com certeza este evento acrescentará muito nos trabalhos que faremos neste ano de 2017”, comentou.   
            Durante a palestra o Prof. Dr. Leonel Severo Rocha falou de suas últimas pesquisas sobre teoria do direito. “É um prazer estar aqui na FDSM discursando sobre as minhas últimas pesquisas, na qual tenho trabalhado a teoria do direito, embora avançando além das questões chamadas de normas jurídicas, e procurando analisar o problema da teoria da organização. Estes temas são muito relevantes porque atualizam a reflexão sobre o direito perante os novos acontecimentos no Brasil, principalmente com a forte atuação da Justiça Federal. Meu objetivo é fazer com que haja uma mudança na maneira de pensar sobre o que é o direito hoje”, explicou.           

           A advogada e aluna do Mestrado, Silvania Aparecida Diniz, falou sobre a importância da palestra para os mestrandos. “A palestra agregou um grande conhecimento com relação à teoria do direito. O conteúdo vai, com certeza, servir de inspiração para diversos mestrandos e graduandos, até mesmo na escolha do tema da dissertação. Eu achei brilhante a discussão, que só veio agregar mais conhecimentos a todos nós”, disse.                       A mestranda Thais Rezende Azevedo Ribeiro também elogiou o evento. “Eu me sinto honrada por ter participado deste evento com o Prof. Dr. Leonel. A palestra ampliou os nossos conhecimentos e permitirá que façamos uma reflexão sobre o direito a partir de outra perspectiva”, comentou. “Esta aula magna foi de enorme valia para todos nós, iniciantes na pesquisa acadêmica. O assunto discutido, que foi a comunicação normativa e organização, é de extrema relevância para a nossa formação. Eu estou muito feliz por ter tido esta oportunidade”, finalizou a advogada e mestranda Thatiana Mara Dorigati.             

Nenhum comentário: