4 de abril de 2017

Projeto com alunos da FDSM levará Estatuto da Criança e do Adolescente para escolas de Pouso Alegre




             Discutir e estudar o Estatuto da Criança e do Adolescente, promovendo uma ampla reflexão nas escolas e contribuindo para a formação cidadã de estudantes do ensino médio de Pouso Alegre. Esta é a proposta do Projeto de Extensão “Direito na Escola”, lançado no último mês de março pela Faculdade de Direito do Sul de Minas. O projeto é coordenado pela professora Ana Carolina de Faria Silvestre, e conta com a participação de 25 alunos da graduação.
  De acordo com a professora Ana Carolina, o projeto visa, além de estudar o Estatuto da Criança e do Adolescente, promover dinâmicas e debates em escolas de Pouso Alegre.   “Vamos estudar o Estatuto da Criança e do Adolescente para que possamos propor dinâmicas e atividades aos alunos do ensino médio. A idéia é que estas atividades não sejam em formato de palestra, na qual os estudantes ficariam em uma posição passiva. Primeiramente, estamos pensando e criticando a educação para, depois, propor atividades que coloquem o aluno em uma posição diferente. Queremos dar voz a eles, ouvir suas opiniões e colocá-los como protagonistas em nossas atividades”, explicou.        
            O aluno Túlio Eduardo Bueno Silva, do 1º período, falou sobre a importância do projeto para os alunos do ensino médio. “O nome do projeto me chamou muito a atenção. Além disso, o fato de ser um projeto prático e que leva a constituição para as escolas me interessou bastante. Eu saí do ensino médio no ano passado, por isso eu sei como é interagir com o jovem e o que prendia minha atenção nas palestras. Este projeto é importante para os alunos, porque eles terão maior conhecimento e olhar crítico para fazer questionamentos no ambiente em que ele vive”, disse. 
            Já o aluno Samuel Marcos Martins, do 3º período, disse que o projeto desperta o senso crítico nos estudantes. “O projeto Direito na Escola vem para desmistificar a forma como é apresentado o conhecimento. Quando estamos no ensino médio, vemos os professores em uma situação de hierarquia e o projeto busca trazer uma maior proximidade com os alunos e despertar neles o interesse pelo conhecimento”, concluiu.   
           
O projeto “Direito na Escola” é composto por duas fases. Neste primeiro semestre, os estudantes da FDSM terão a formação sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente para desenvolverem os trabalhos nas escolas. Já no segundo semestre, eles irão a campo para concretizarem o projeto junto aos alunos do ensino médio. Mais informações: Núcleo de Extensão da FDSM – 35 3449-8125. 

Nenhum comentário: