19 de maio de 2017

Campanha Lencinho com Carinho tem número recorde de doações

O coordenador do Núcleo de Prática Jurídica e da Comissão de Ações Sociais da FDSM, Prof. Francisco José de Oliveira, a coordenadora do Núcleo de Extensão, Profª Ana Carolina F. Silvestre, e a gestora da Assessoria de Comunicação, Cristiane Moraes, com as representantes do GAC-Sol, Cleide Silva e Nilza Domeneguetti. 


       Pelo terceiro ano consecutivo a FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) participou da campanha “Lencinho com Carinho”, em apoio ao GAC-SOL (Grupo de Apoio à Causa Solidária), de Pouso Alegre. Neste ano, a participação da Comissão de Ações Sociais da faculdade, coordenada pelo professor Francisco José de Oliveira, encabeçou o projeto e arrecadou o expressivo número de 850 doações, entre toucas, lenços, cachecóis e chapéus. No último dia 19 de maio, os materiais foram entregues ao GAC-SOL, que encaminhará as doações para instituições que cuidam de crianças e adultos em tratamento oncológico de Pouso Alegre e região.      
         O professor Francisco José de Oliveira destacou a relevância da participação da instituição e dos acadêmicos em ações sociais. “Estamos em uma Faculdade de Direito na qual um dos princípios básicos ensinados é a dignidade da pessoa humana, e uma das maiores lutas do direito é conquistar a igualdade na sociedade, ao menos perante a lei. Talvez nunca consigamos uma igualdade fática, mas quem estuda direito não pode deixar de lutar por isso. A FDSM é um lugar de produção do conhecimento, por isso é fundamental o apoio a qualquer iniciativa desse tipo. Especificamente na campanha Lencinho com Carinho, sabemos que não conseguiremos resolver a situação dos pacientes oncológicos, mas o alento de esperança ajuda a dar forças para lutar”, comentou.      
            Para a professora Ana Carolina de Faria Silvestre, gestora do Núcleo de Extensão (setor responsável por ações voltadas para a comunidade) a inserção dos alunos junto a questões sociais é essencial para a plena formação técnica e humanística no direito. “É importante que a FDSM não esteja desvinculada da cidade e que contribua para a vida em sociedade. Além disso, é essencial que a instituição forme não só profissionais, mas cidadãos preocupados com o próximo, com a cidade e que promovam a justiça e a paz social. Nós conseguimos isso aos poucos, pois essa sensibilidade vai sendo motivada com as ações apoiadas pela instituição”, concluiu.  

Nenhum comentário: