9 de maio de 2017

FDSM e Unicamp promovem Seminário sobre Direito em Campinas



A FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) promoverão no dia 7 de junho, no Instituto de Economia da Unicamp, em Campinas/SP, o “III Seminário Encruzilhadas do Direito – Diálogos Necessários”. Neste ano, o evento contará com a participação do professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação da FDSM, Rafael Lazzarotto Simioni, e da coordenadora do Núcleo de Extensão e professora da FDSM, Ana Carolina de Faria Silvestre. O evento reunirá pesquisadores, juristas e estudantes de Direito de todo o Brasil.

O professor da Unicamp e um dos responsáveis pelo seminário, Luiz Renato Vedovato, falou sobre o evento. “Neste ano o Seminário ‘Encruzilhadas do Direito – Diálogos Necessários’, já em sua terceira edição, conta com a parceria da FDSM. Na primeira mesa do evento teremos a participação do professor Rafael Simioni fazendo uma análise jurídica e fotográfica sobre o desastre ambiental em Mariana/MG. Com ele estará o professor Daniel Nagao, da Universidade Mackenzie. Na segunda mesa teremos uma discussão com a professora da FDSM, Ana Carolina de Faria Silvestre, e com o professor Marcos Lopes, da Unicamp, acerca do livro “O Germinal”, de Émile Zola, demonstrando as dificuldades que se tem na construção da proteção ao trabalhador, em especial neste momento histórico que passamos por sérias mudanças trabalhistas. O seminário é uma abertura para que o direito possa se comunicar com outras áreas, trazendo uma reflexão mais profunda sobre temas que, muitas vezes, são analisados somente pela ótica jurídica”, comentou.  
            O professor Rafael Lazzarotto Simioni falou sobre a importância do evento para a FDSM, que foi a escolhida pela Unicamp para a parceria, dentre várias instituições do país. “É uma grande honra para nós fazer parte dessa parceria com a Unicamp, que é uma referência internacional no âmbito das ciências sociais. O evento vai tratar das questões do direito ao desenvolvimento e do direito do trabalho, que são justamente as grandes problemáticas do Brasil contemporâneo, nesse cenário de crise política e econômica”, disse.
            A professora da FDSM, Ana Carolina de Faria Silvestre, falou sobre sua participação no evento. “Estabelecer contato com outras instituições e outras disciplinas é sempre muito enriquecedor e possibilita que façamos outras leituras sobre um mesmo assunto. Fico muito honrada por fazer parte deste evento e estar em contato com estes grandes profissionais. O seminário é importante para que os alunos da FDSM percebam a relação do direito com outras disciplinas. Na mesa em que eu vou compor, vamos discutir a obra de Émile Zola e debater sobre os institutos jurídicos, a contingência atual, as transformações na legislação trabalhista e as suas conquistas”, concluiu          
            As inscrições para o evento podem ser realizadas pelo site da FDSM. Mais informações: 35 3449-8106 /
ppgd@fdsm.edu.br .

Nenhum comentário: