14 de junho de 2017

Biblioteca da FDSM lança exposição fotográfica “Cemitério dos Livros”


                 Com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do acervo da biblioteca, a FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) lançou a exposição fotográfica “Cemitério dos Livros”, que reúne fotos de algumas das obras danificadas pelo mau uso dos estudantes. Constantemente ampliado e atualizado, o acervo da Biblioteca conta com cerca de 4.700 títulos e mais de 20 mil exemplares, que auxiliam e enriquecem a formação acadêmica dos alunos.
            A bibliotecária Zélia Chagas, falou sobre o propósito da ação. “A exposição ‘Cemitério dos Livros’ nasceu a partir da necessidade de uma medida urgente e de impacto para conter a degradação que vinha acontecendo com os livros. Sabendo disso, a Assessoria de Comunicação da FDSM desenvolveu a campanha, que está impactando e surpreendendo bastante os alunos. Estamos contentes, porque a exposição está atingindo o seu objetivo, que é a sensibilização do aluno. A direção da faculdade investe constantemente na compra de novos livros, e é nosso dever zelar pelo acervo. A nossa expectativa é que, em um futuro próximo, nós não encontremos mais obras deterioradas”, comentou. 
            A aluna do 5º período, Raíssa Natiele Pereira Inácio, destacou o prejuízo causado pelo mau uso dos livros. “É importante ter esta exposição aqui na biblioteca. Muitos alunos não têm consciência de que estragando os livros, eles estão prejudicando a si mesmos. Na hora da prova, quando pegamos um livro riscado ou rasgado é muito ruim, pois acaba confundindo e atrapalhando a leitura do conteúdo. Eu sabia que alguns livros estavam deteriorados, mas ver as fotos me assustou bastante”, disse.
            “É um absurdo saber que existem alunos que destroem os livros da biblioteca de uma Faculdade de Direito. A exposição está chamando bastante a nossa atenção, e espero que sirva para conscientizar esses estudantes que riscam e rasgam os livros”, comentou o aluno Lucas Villasboas, do 5º período diurno.
            Para Amanda Luiza Borges de Oliveira, do 9º período, é espantoso saber que os alunos destroem os livros da biblioteca. “Quando vi a exposição, eu me assustei por saber que aqueles eram alguns dos livros destruídos pelos alunos. Mesmo já sabendo que existiam obras riscadas, eu não imaginava que a destruição era tão grande. A exposição está chamando bastante a nossa atenção, o que é muito bom para a conscientização”, concluiu.

            As fotos estão expostas na Biblioteca da FDSM, localizada no prédio anexo da faculdade.

Nenhum comentário: