24 de agosto de 2017

FDSM realiza evento sobre aspectos jurídicos da Operação Lava Jato




No último sábado, 19 de agosto, foi realizado na FDSM o Fórum com o tema “Operação Lava-Jato: ética e direitos fundamentais em xeque". O evento foi ministrado pelo professor Hamilton da Cunha Iribure Júnior e pelo advogado criminalista Marcos Túlio de Souza Bandeira, e teve como debatedores os advogados criminalistas e professores universitários Carlos David Zenun Aleixo e Moisés dos Santos Rosa.

O fórum buscou contextualizar a realidade da Operação Lava-Jato e o importante papel que assumem o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Federal no caso. Também trouxe reflexões a respeito dos direitos fundamentais em relação a  Operação Lava-Jato no Brasil: histórico e sua motivação política, corrupção e operações midiáticas da Polícia Federal. Bem como a atuação do Ministério Público e dos membros da OAB. Por fim a questão da ética e a conduta dos agentes estatais.

Dos temas abordados, houve uma reflexão quanto ao número de réus da operação e a violação dos direitos e garantias fundamentais da pessoa humana, previstos na constituição federal, conforme abordado por Moisés. “O assunto tem importância acadêmica em todos os níveis de ensino da área do direito, pois atinge direitos fundamentais das pessoas”, disse.

O evento fez uma abordagem sobre alguns novos institutos processuais famosos da Lava-Jato, como a delação premiada, que visa o comprometimento assumido pelos investigados/réus em confessar as práticas do crime e também, pelo princípio da verdade real, narrar a verdade dos fatos sob apuração. Foi destacado o papel que a imprensa vem cumprindo, proibindo seus excessos e abusos à  luz dos diversos fundamentos e garantias constitucionais.

“Outros importantes temas também foram tratados nesse Fórum, como a intrincada questão da ética que deve permear as atividades dos agentes públicos e operadores do direito nas relações processuais que cercam a Operação Lava-Jato. Nesse evento, também foram analisadas as decorrências das atuações dos magistrados e procuradores da República na condução das fases da Lava-Jato, sua relação com os advogados que atuam representando os acusados e o modo como os fatos são relatados para a população brasileira, deixando claro que estamos diante de um momento muito peculiar e de grave crise em torno da ética comportamental” concluiu o professor Hamilton.

O fórum contou com a presença de cerca de 200 pessoas, entre autoridades, membros da OAB/SP e OAB/MG, representantes do Ministério Público e Judiciário e alunos da Faculdade.






Cerca de 200 pessoas, entre autoridades, membros da OAB/SP e OAB/MG,
representantes do Ministério Público e Judiciário e alunos da Faculdade prestigiaram o evento. 



Dr. Marcos Túlio de Souza Bandeira, advogado criminalista e Mestre em Direito.  
Mesa diretora dos trabalhos. 


Mesa diretora dos trabalhos. 




Dr. Carlos David Zenun Aleixo , Dr. Moisés dos Santos Rosa,
Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior e Dr. Marcos Túlio de Souza Bandeira.  



Nenhum comentário: