26 de setembro de 2017

Programa de Mestrado da FDSM sobe para nota 4 na Capes

Professores do Mestrado com o  Coordenador
do Programa de Pós-Graduação, Rafael Lazarotto Simioni,
e o Coordenador da Graduação, Elias Kallás Filho.
Mais uma vez o Programa de Pós-Graduação em Direito da FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) demonstra a sua excelência, sendo avaliado com nota 4 pela CAPES (Conselho de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior). O órgão do Governo Federal regulamenta e avalia os programas de pós-graduação do Brasil, em todas as áreas do conhecimento. Foram avaliadas a qualidade do curso, do corpo docente, da infraestrutura, a produção intelectual dos professores e alunos, a inserção social dos profissionais formados no Mestrado e a qualidade do impacto que as pesquisas realizadas pela FDSM produzem para a comunidade como um todo. O resultado da avaliação é considerado extremamente positivo no meio acadêmico e científico.
De acordo com o coordenador do Programa de Mestrado da FDSM, Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, a nota 4 foi resultado de um esforço coletivo que começou em 2009, quando a FDSM, de modo pioneiro na região, decidiu criar um programa de Mestrado em Direito no Sul de Minas. “Desde então, professores, alunos e funcionários se engajaram em uma ideia comum, que é a de constituir um espaço importante de discussão e reflexão sobre os problemas contemporâneos do Direito no Brasil e no mundo. A nota 4 abre a possibilidade da FDSM participar de redes internacionais de pesquisa e de projetos com grande alcance nacional e internacional. Aproveitaremos todas essas oportunidades, com certeza”, disse.
“Todos nós, do meio acadêmico, sabemos do peso de uma nota 4 na CAPES para um curso de Mestrado. A avaliação é extremamente rigorosa, e o Programa de Pós-Graduação da FDSM venceu mais essa etapa. Tal conquista engrandece e consolida cada vez mais a instituição como um centro de excelência na produção de conhecimento jurídico”, ressaltou o coordenador financeiro da FDSM, Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende.
Segundo o coordenador da graduação e ex-coordenador do Programa de Mestrado, Prof. Dr. Elias Kallás, a FDSM está colhendo os frutos do projeto que foi implantado em 2009. “Esse reconhecimento é especialmente importante porque a avaliação deste quadriênio foi extremamente rigorosa, muitos programas não conseguiram aumentar a nota, muitos programas tradicionais foram rebaixados, então neste contexto em especial, nós temos muito a comemorar. Isso é mais uma comprovação de que a FDSM está no caminho certo, e que o programa de Mestrado só vai crescer, expandir e conquistar cada vez mais espaço e respeito na comunidade científica brasileira”, disse.  

Para o diretor da FDSM, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, o sucesso dos alunos formados no Programa de Mestrado da FDSM comprova cada vez mais a excelência do curso. “Os alunos formados pelo nosso Mestrado são, hoje, em sua maioria, professores das universidades da região, muitos deles em cargos de coordenação de curso. Eles têm livros publicados, dão palestras, fazem conferências, ocupam cargos de liderança nas empresas e organizações profissionais. Estamos formando agentes de transformação social. E a 4 na CAPES coloca a FDSM lado a lado com as melhores instituições de ensino superior do Brasil”, finalizou

Nenhum comentário: