2 de outubro de 2017

Simpósio do PPGD reúne professores da FDSM e Unicamp

Palestrantes, professores e alunos da FDSM e Unicamp.

No último dia 22 de setembro, o Programa de Pós-Graduação da FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) realizou, em parceria com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o simpósio “Constitucionalismo, Democracia e Políticas Públicas no Brasil”. O evento contou com a participação dos professores da Unicamp, Dr.ª Ana Eliza Spaollonzi Queiroz Assis, Dr. Marcos Aparecido Lopes e Dr. Luís Renato Vedovato, e dos professores da FDSM, Dr. Edson Vieira Filho, Rafael LazzarottoSimioni, coordenador do Programa de Mestrado, e Dr. Elias Kallás Filho, coordenador da graduação.Cerca de 70 alunos da graduação e pós-graduação participaram do simpósio.

A Prof.ª Dr. ª Ana Elisa Spaolonzi Queiroz, falou sobre a importância de um evento interinstitucional. “Toda pós-graduação é organizada de forma que possua professores absolutamente coesos naquilo que trabalham. Quando produzimos eventos e convidamos pessoas de outros lugares, temos a possibilidade de seguir outros caminhos teóricos para chegar nas discussões que os trabalhos estão propondo. Um evento como este, trazendo pessoas de outros lugares e de diferentes situações, faz com que você amplie a forma de ver as coisas. Essa troca teórica é muito importante e enriquecedora”, comentou.

Palestrantes da Unicamp.

O Prof. Dr. Luís Renato Vedovato comentou sobre o tema que abordou no evento. “Durante o simpósio, falamos sobre umagrande preocupação: identificar o quanto devemos proteger pessoas que não participam do nosso processo político, visto que, apesar de existirem alguns projetos de lei que preveem a possibilidade de voto para o imigrante, isto ainda não acontece no Brasil. O segundo ponto é: como vamos fazer para acolher essas pessoas e quais serão as políticas de recepção? O Brasil sempre teve dificuldades nisso, e precisamos gerar estruturas para essas pessoas serem acolhidas dentro de suas habilidades para, então, se integrarem na sociedade”, disse.

Prof. Dr. Rafael Lazarotto Simioni.

O Prof. Dr. Marcos Aparecido Lopes, falou sobre a função da literatura no direito.“É importante pensar sobre a função da literatura e como ela pensa o mundo, nas dimensões estética, ética e epistemológica. No simpósio,expliquei as relações da literatura com o direito,mais especificamente com algumas noções que podem estar presentes na área do direito, como a noção de justiça, do bem, do mal, da pena, da transgressão e da culpa, que são noções genéricas, mas que dialogam com algumas categorias no âmbito do direito”, explicou.

De acordo com o coordenador do Programa de Mestrado, Prof. Dr. Rafael LazzarottoSimioni, a parceria com a Unicamp resulta em uma discussão mais ampla sobre políticas públicas no Brasil. “Vivemos um momento de transição entre conceitos de filosofia política que estão por trás da definição das políticas públicas. Essa discussão é fundamental para entendermos tanto o que está acontecendo hoje na política brasileira, como aquilo que esperamos para o futuro. O evento em parceria com a Unicamp oportuniza aos acadêmicos o contato com importantes professores que trabalham em pesquisas na área das políticas públicas e, portanto, contribuem para uma discussão de ponta a respeito do assunto”, concluiu.

Nenhum comentário: