28 de junho de 2018

FDSM firma convênio com Instituto Universitário Sudamericano, no Uruguai

Convênio com o Instituto Universitário Sudamericano, no Uruguai,
é a sexta parceria internacional da FDSM.

A Faculdade de Direito do Sul de Minas acaba de firmar mais um convênio internacional, desta vez com o Instituto Universitário Sudamericano, em Montevidéu, Uruguai. O acordo de cooperação mútua visa promover o desenvolvimento de pesquisas e atividades acadêmicas e culturais entre as instituições, tais como intercâmbio de docentes e pesquisadores, implementação de projetos conjuntos de pesquisa, promoção de eventos científicos e culturais, intercâmbio de informações e publicações acadêmicas e intercâmbio de estudantes. Já para este ano deverá acontecer uma atividade científica no Uruguai, direcionada aos alunos da graduação.

De acordo com a gestora de Relações Interinstitucionais da FDSM, professora Ana Carolina de Faria Silvestre, os convênios consolidam a qualidade de ensino da instituição e trazem aos alunos a oportunidade de enriquecerem seus conhecimentos e desenvolverem um pensamento global sobre o Direito. “Através do contato com instituições de ensino de outros países, o aluno pode exercitar outro idioma, conhecer outra cultura, outro ordenamento jurídico, e isso tem muito peso para a sua formação profissional, porque vivemos num mundo global. Cada vez mais é exigido que o profissional pense de modo global”, explicou.

Com a efetivação do acordo com o Instituto Universitário Sudamericano, no Uruguai, a FDSM passa a ter seis convênios com tradicionais instituições de ensino do exterior: Universidade de Coimbra e Instituto Superior de Contabilidade e Administração, ambos em Portugal, Universidade do Chile, UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México), Universidade de Castilla La-Mancha, na Espanha, e agora o Instituto Universitário Sudamericano, no Uruguai. Para a efetivação das parcerias, a instituição passou por rigorosa avaliação, especialmente no que se refere à qualidade do ensino, bem como das atividades de pesquisa e extensão universitária. 

Vale lembrar que a FDSM também mantém parceria com a Universidade de Buenos Aires, na Argentina, uma das mais tradicionais da América Latina. “Já realizamos diversos eventos acadêmicos com as instituições conveniadas e parceiras, bem como participamos de eventos promovidos em seus países. Nossos alunos participaram de atividades no exterior, e também recebemos, por duas vezes, intercambistas da Universidade de Buenos Aires. Esses protocolos de cooperação e parcerias comprovam e consolidam que a FDSM é uma faculdade de excelência, com alta credibilidade e projeção internacional. A expectativa é de que novos convênios sejam firmados nos próximos anos, para oferecermos um ensino cada vez mais plural e globalizado”, finalizou Ana Carolina. 

Nenhum comentário: