13 de novembro de 2018

Professores da FDSM publicam artigo na Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito

Os professores Rafael Simioni e Ana Elisa Spaolonzi. 

Os professores pós-doutores do Mestrado, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis e  Rafael Lazzarotto Simioni, em conjunto com o Professor Luís Renato Vedovato (Doutor) da Unicamp, publicaram artigo pela Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito, da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos). 

De acordo com o resumo feito pelos autores, o artigo intitulado "Os novos donos do saber jurídico: a disputa pela ocupação dos espaços de produção de sentido do Direito no Brasil"  tem como objetivo "discutir, a partir de dados empíricos sobre as organizações jurídicas brasileiras, as relações de poder entre magistratura, advocacia pública, advocacia privada e academia, partindo de uma relação entre a noção de campo simbólico de Pierre Bourdieu e o conceito de episteme de Michel Foucault".

Os autores "utilizaram dados coletados em sites jurídicos de massa, cujas publicações de ensaios, artigos e opiniões possibilitam uma análise sobre os diferentes tipos de discurso e as diferentes formas de apropriação dos saberes jurídicos. As informações levantadas permitem inferir que a advocacia perdeu a influência política que teve no século XX porque outros atores jurídicos conquistaram os espaços de produção de sentido do direito, em especial a magistratura. Entretanto há novos movimentos de resistência se desenhando sobre o campo jurídico. As advocacias públicas e a academia, de modos bastante diferentes, têm apresentado discursos políticos de oposição ao protagonismo jurisdicional da magistratura na produção do direito".

Nenhum comentário: