O ex-aluno do curso de Mestrado da FDSM, Professor Me. Luiz Carlos de Souza Junior, em coautoria com outros pesquisadores de universidades públicas e privadas do Brasil, lançou pela Editora Letraria, a obra “Leituras de Pierre Bourdieu na Pesquisa em Educação”.
Os escritos do Professor Luiz Carlos foram selecionados, dentre outras produções, para figurarem como um capítulo exclusivo da referida obra. O autor analisa, a partir da ótica constitucional e sociológica, a Ação Direita de Inconstitucionalidade nº. 4.439/DF, desafiando o julgado aniquilante e excludente da Suprema Corte ao tratar do ensino público e da laicidade, desvelando o que o autor chamou de "laicidade à brasileira", a qual insiste em figurar como duríssima violência simbólica. Tal obra só foi possível pela repercussão da obra de Bourdieu e por sua fortuna crítica, permeada por aproximações, reflexões e análises.
A segunda obra do jurista, pela Editora Dialética, denomina-se “Constituição, Educação e Docência: contradições entre as normas constitucionais e a realidade da educação pública”.
Resultado de investigação acadêmica, o exemplar não é mera análise teórica distante do mundo dos fatos, pois tem o seu caráter empírico perceptível através dos dados coletados por meio de análises documentais e da apresentação de gráficos, quadros e tabelas que demonstram índices relativos ao déficit de professores, à evolução do piso salarial do magistério, dentre outras abordagens.
“Não só aos juristas, educadores e cientistas sociais, a presente obra desvela a todos os que se interessam pelo tema, de forma clara e didática, alguns dos grandes desafios do sistema de ensino público a serem superados, pois estes se apresentam, efetivamente, como verdadeiras contradições entre as normas previstas na Constituição Federal de 1988 e a realidade da educação pública”, explicou o autor.
Mais informações sobre as obras:
Um comentário:
São obras fantásticas!
Valem a pena! Recomendo!!
Postar um comentário