15 de dezembro de 2020

Mestre formado pela FDSM lança dois livros


Professor Me. Luiz Carlos de Souza Junior.






O ex-aluno do curso de Mestrado da FDSM, Professor Me. Luiz Carlos de Souza Junior, em coautoria com outros pesquisadores de universidades públicas e privadas do Brasil, lançou pela Editora Letraria, a obra “Leituras de Pierre Bourdieu na Pesquisa em Educação”. 

Os escritos do Professor Luiz Carlos foram selecionados, dentre outras produções, para figurarem como um capítulo exclusivo da referida obra. O autor analisa, a partir da ótica constitucional e sociológica, a Ação Direita de Inconstitucionalidade nº. 4.439/DF, desafiando o julgado aniquilante e excludente da Suprema Corte ao tratar do ensino público e da laicidade, desvelando o que o autor chamou de "laicidade à brasileira", a qual insiste em figurar como duríssima violência simbólica. Tal obra só foi possível pela repercussão da obra de Bourdieu e por sua fortuna crítica, permeada por aproximações, reflexões e análises.

A segunda obra do jurista, pela Editora Dialética, denomina-se “Constituição, Educação e Docência: contradições entre as normas constitucionais e a realidade da educação pública”. 

Resultado de investigação acadêmica, o exemplar não é mera análise teórica distante do mundo dos fatos, pois tem o seu caráter empírico perceptível através dos dados coletados por meio de análises documentais e da apresentação de gráficos, quadros e tabelas que demonstram índices relativos ao déficit de professores, à evolução do piso salarial do magistério, dentre outras abordagens. 

“Não só aos juristas, educadores e cientistas sociais, a presente obra desvela a todos os que se interessam pelo tema, de forma clara e didática, alguns dos grandes desafios do sistema de ensino público a serem superados, pois estes se apresentam, efetivamente, como verdadeiras contradições entre as normas previstas na Constituição Federal de 1988 e a realidade da educação pública”, explicou o autor.

Mais informações sobre as obras: 

https://www.editoradialetica.com/ 

https://www.letraria.net/leituras-de-pierre-bourdieu-na-pesquisa-em-educacao/?mc_cid=60ae39eb7b&mc_eid=5aee70e2e3

Um comentário:

Anônimo disse...

São obras fantásticas!

Valem a pena! Recomendo!!