8 de novembro de 2021

Grupo de Pesquisa Razão Crítica e Justiça Penal realiza encontro na FDSM

O Grupo de Pesquisa Razão Crítica e Justiça Penal, que tem como pesquisador líder o Prof. Pós-Doutor Edson Vieira da Silva Filho, se reuniu na FDSM na sexta-feira, dia 05 de novembro, para um encontro híbrido. Cerca de 25 alunos, entre pesquisadores e ouvintes em modo online e presencial, prestigiaram o evento. O Grupo tem como objetivo analisar as formas de construção das diversas vertentes que fundamentam o Direito Penal, visando, em especial, avaliar a legitimidade de cada um deles, sob o ponto de vista do novo modelo constitucional brasileiro.

A reunião contou com a apresentação da pesquisa desenvolvida pelo aluno David Arantes Salomé, do 2º Período, que analisou o capítulo 4 da obra “O que é isto – decido conforme a minha consciência?”, escrita pelo jurista Lênio Luiz Streck. Também foi anunciado pelo Prof. Dr. Edson e pela Profª Ma. Débora Costa, pesquisadora auxiliar na coordenação do grupo, a publicação da obra “Dicionário de Criminologia”. O livro será lançado em breve, e é fruto de trabalhos realizados durante os últimos dois anos, já que o Razão Crítica e Justiça Penal se manteve no formato virtual, com reuniões mensais e em plena atividade.

“O Grupo de Pesquisa Razão Crítica e Justiça Penal seguiu em frente, mesmo durante a pandemia. Nós nos mantivemos com encontros mensais virtuais, e hoje estamos nesse encontro presencial, com um café e começando a resgatar os nossos espaços. O Dicionário de Criminologia foi produzido essencialmente durante a pandemia. Vai ser uma obra muito interessante, com a participação de vários membros do grupo, e isso mostra o nosso caráter democrático. Várias publicações de alunos também se deram no período da pandemia, enfim, a nossa produção sempre se manteve em um bom nível ao longo da existência do grupo, que já dura cerca de oito anos”, explicou o Prof. Dr. Edson.   

Para Manoela Fernanda Alonso dos Reis, que ingressou no Razão Crítica e Justiça Penal no início de 2021, a experiência da participação no grupo tem sido extremamente positiva. “No início desse ano eu decidi que gostaria de fazer mestrado, porque a área de pesquisa sempre me atraiu. E a inserção em um grupo de pesquisa é muito importante na formação acadêmica. O grupo te dá um norte muito grande, além de abrir a possibilidade para a publicação de artigos e ser também uma experiência muito engrandecedora no âmbito pessoal, desenvolvimento intelectual e humano. Estou muito satisfeita”, concluiu. 

O Grupo de Pesquisa Razão Crítica e Justiça Penal abre inscrições semestralmente, para a participação de pesquisadores e ouvintes. Mais informações no Núcleo de Pesquisa FDSM: Whatsapp 35 3449-8106 – pesquisa@fdsm.edu.br .

O Prof. Dr. Edson Vieira e o aluno David Arantes Salomé.

O encontro reuniu pesquisadores e ouvintes, no formato presencial e online. 





Nenhum comentário: