21 de fevereiro de 2011

“A FDSM é uma faculdade referencial no Brasil”, diz Flávia Piovesan

Profª Dra. Flávia Piovesan na Aula Magna do Mestrado.

Prof. Dr. Eduardo Henrique Lopes Figueiredo, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da FDSM.

Professores durante a Aula Magna.

Alunos da graduação, especialização e mestrado prestigiaram o evento.

Dra. Flávia com os professores da FDSM.

No último sábado, dia 19 de fevereiro, a FDSM recebeu a jurista Flávia Piovesan, uma das principais expoentes de Direitos Humanos no país, para a Aula Magna do Mestrado. Dra. Flávia é professora de Direito Constitucional e Direitos Humanos na PUC/SP, dos programas de Pós-Graduação em Direitos Humanos da PUC/SP e PUC/Paraná, e do Programa de Direitos Humanos e Desenvolvimento da Universidade Pablo de Olavide, na Espanha. Possui doutorado em Direito Constitucional pela PUC/SP e pós-doutorado pela Universidade de Harvard, Oxford e Instituto Max Planck, em Heidelberg. É membro da High Level Task Force da ONU para a implementação do Direito ao Desenvolvimento, e autora de inúmeros artigos e livros sobre Direitos Humanos no Brasil e exterior.

Abordando o tema “Proteção Internacional dos Direitos Sociais”, a jurista destacou os meios de se trabalhar os direitos sociais sob o prisma dos direitos humanos, e quais são os mecanismos para a proteção nacional e internacional destes direitos, os desafios e as perspectivas. Com relação à questão dos direitos humanos no Brasil, segundo Dra. Flávia, o país vem avançando. “Nossa democracia é relativamente recente, e há desafios como a pobreza, a miséria, a discriminação, a violência... Mas eu creio que hoje o Estado adota os direitos humanos como uma política pública. Os direitos humanos devem estar acima das disputas menores, partidárias, porque é um elemento essencial para a consolidação do estado democrático de direito”, explicou.

Ao final a jurista falou sobre a importância da FDSM para o ensino jurídico regional e nacional. “Tenho uma grande alegria de estar na Faculdade de Direito do Sul de Minas, porque é uma faculdade referencial no Brasil, e, sobretudo, nesta região. Conheço excelentes professores que aqui lecionam, de modo que é com muito entusiasmo que me somo a este projeto”.

Nenhum comentário: