18 de outubro de 2011

Juiz e Professor da USP formado pela FDSM fala sobre a Instituição


Dr. Jorge Luiz Souto Maior formou-se pela FDSM em 1986. Possui Mestrado (1995) e Doutorado (1997) em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - pesquisa, em nível de pós-doutorado, realizada na França em 2001, financiada pela CAPES, sob orientação do Prof. Jean-Claude Javillier, professor da Universidade de Paris-II. Atualmente é professor livre docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito do Trabalho, Teoria Geral do Direito do Trabalho, História do Direito do Trabalho, Direitos Humanos, Processo do Trabalho e Justiça do Trabalho.

1 – Como a FDSM contribuiu para a sua trajetória profissional?
“Sem a Faculdade de Direito do Sul de Minas minha trajetória profissional, na área jurídica, simplesmente não existiria. Na Faculdade de Direito do Sul de Minas apreendi a admirar o Direito e, sobretudo, o Direito do Trabalho, por intermédio das aulas dos Professores Carlos Abel Guersoni Rezende, Luiz Otávio Linhares Renault e Márcio Túlio Viana (este último no curso de especialização)”.

2 – Para o senhor, quais são os elementos que formam um bom curso de Direito?
“Um bom curso de Direito depende, primeiramente, de interação entre os alunos, os professores, os demais trabalhadores e a administração da Instituição de Ensino, favorecendo uma participação democrática e uma vivência acadêmica, tanto jurídica quanto política. Neste sentido, os espaços ‘públicos’ no seio da Faculdade são muito importantes. O ensino jurídico deve ir além da sala de aula, pois, afinal, o verdadeiro jurista é aquele que interage com a realidade social”.

3 - Qual a sua opinião sobre a FDSM hoje?
“A Faculdade de Direito do Sul de Minas hoje, pelo que tenho percebido em minhas reiteradas visitas na qualidade de professor convidado, favorece a integração do aluno com a Instituição e com os professores. Trata-se de entidade que cumpre regularmente os padrões do ensino jurídico, além de fornecer os necessários mecanismos de diálogo e várias opções de cursos para uma formação continuada, em nível de pós-graduação. É um local agradável, onde o espírito do Direito pulsa, favorecendo os comportamentos investigativos, propositivos e críticos. A qualidade dos professores, o comprometimento dos alunos e a seriedade e a competência dos administradores fazem com que a Faculdade de Direito do Sul de Minas seja, efetivamente, uma instituição onde se possam formar bons profissionais do Direito e cidadãos responsáveis”. (Foto: Leonardo Andrade ACS)

Nenhum comentário: