5 de outubro de 2011

Promotora de Justiça fala sobre sua formação na FDSM

Dra. Margarida Alvarenga Moreira, Promotora de Justiça em Pouso Alegre e ex-aluna da FDSM.

1 – Como a Faculdade de Direito do Sul de Minas contribuiu para a sua trajetória profissional?

Posso afirmar com segurança que foi na FDSM que obtive os primeiros conhecimentos necessários ao alcance de meus objetivos profissionais, conhecimentos não só relativos ao Direito propriamente dito, mas também aqueles determinantes e incentivadores do esforço e da tenacidade.

2 – Como a senhora vê a FDSM hoje?
Como uma escola engajada nas novas exigências educacionais e extremamente preocupada com a melhoria do seu ensino, para tanto desenvolvendo contínuos esforços para intercâmbio com outras instituições, aprimoramento de sua biblioteca e de seus professores etc.

3 – Uma questão polêmica: como a senhora vê a obrigatoriedade do exame da OAB no Brasil?
Acredito que o exame se fez necessário, em prol da sociedade, diante da lamentável e precária deficiência da formação de parte dos bacharéis. Acredito, porém, que mais correto seria se as próprias faculdades fossem objeto de exigências voltadas ao aprimoramento do aluno enquanto ainda aluno. Só assim não se chegaria ao absurdo do teste de aptidão e competência ao exercício da advocacia, essência do curso de direito, após anos e anos de estudo e, no mais das vezes, grandes esforços financeiros. Não obstante, é bom lembrarmos que exames semelhantes ocorrem em diversos países do mundo.

4 – E sobre o resultado da FDSM no último exame da Ordem, qual a sua avaliação?
Só tenho a parabenizar a FDSM, estando certa que o sucesso é resultado dos esforços já empreendidos no sentido do alcance da excelência de seu ensino. E posso acrescentar minha plena confiança na crescente melhoria deste percentual, ciente que estou dos incessantes trabalhos desenvolvidos por sua direção, para este fim.

5 – Para a senhora, quais são os elementos que formam um bom curso de Direito?
Bons professores, boa biblioteca, intercâmbio com outras instituições de ensino, realização de seminários, valorização de trabalhos extracurriculares, etc. Enfim, um bom curso de Direito é formado por um conjunto de fatores, todos eles necessariamente voltados ao estímulo do aluno na busca de conhecimentos mais profundos, abrindo seus horizontes, estimulando potencialidades e o exercício da cidadania em toda sua plenitude.

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente nós cidadãos pousoalegrenses nos sentimos mui honrados com a atuação do Órgão Público Ministerial no que tange à averiguação de crimes cometidos pelo Poder Executivo e a Exma. Dra. Margarida Alvarenga Moreira é um exemplo de tenacidade quanto à apuração destes.