27 de janeiro de 2012

Colação de Grau das Turmas A e B de 2011 lota Salão Nobre

Bacharéis das Turmas A e B de 2011 da FDSM.

Prof. Renato Tavares, o grande homenageado das turmas A, B e D.

A bacharel Jane A. R. Santos e o funcionário homenageado, João Vieira Machado.

A bacharel Lúcia M. E. Silva e o Diretor da FDSM, Prof. Rafael Tadeu Simões.

Cerca de 1.500 pessoas lotaram o Salão Nobre.

Prof. Renato Maia, patrono das turmas, em seu discurso.

O orador das turmas, James Henrique Borges, fez homenagem especial ao colega de turma, Bruno Fernandes Volpiano, falecido no final de 2011.

James lembrou o amigo, que seria o orador das turmas, colocando uma camiseta com sua foto na tribuna.

Professores presentes na solenidade.

Alunos no momento do juramento.

Cerca de 1.500 pessoas prestigiaram a Colação de Grau das Turmas A e B de 2011 da FDSM na noite desta sexta-feira, dia 27 de janeiro. O evento aconteceu no Salão Nobre da Faculdade, e reuniu autoridades, professores, familiares e amigos dos novos bacharéis.

O Prof. Renato Tavares cedeu seu nome à turma, que escolheu como paraninfo o Prof. Renato Maia, e como patrono o Prof. Altair Mota Machado. Também foram homenageados os Professores Rafael Tadeu Simões, Diretor da FDSM, Gustavo Carvalho Costa, Daniela Carvalho Mucilo, Elias Kallás Filho, Luiz Tarcísio de Paiva Costa Edson Américo Pereira, e o funcionário João Vieira Machado.

Em seu discurso, o promotor de Justiça e professor Renato Maia, enfatizou a histórica transformação no ensino da FDSM. Neste trecho de seu discurso, Maia reconhece o trabalho importante da diretoria da instituição nos últimos anos.

"Quero saudar a mesa aqui formada, na pessoa do nosso diretor Professor Rafael Simões. Faço essa escolha por vários motivos. Primeiro porque como diretor desta instituição preside a cerimônia de hoje. Mas principalmente porque o Professor Rafael resume várias qualidades que são e foram essenciais na transformação dessa casa no que ela é hoje e na sua manutenção como uma instituição de ensino superior de qualidade, em constante busca pelo aperfeiçoamento e melhoria, com coragem para extirpar o que tem que ser extirpado – o que não comunga dos mesmos objetivos – ou não reúne as qualidades necessárias para propiciar essa busca incessante pela melhoria. Coragem essa que por vezes traz desgastes pessoais, prejuízos até financeiros pessoais, mas como dizem não se pode fazer o bolo sem quebrar os ovos. Se uma geração de estudantes, hoje professores, não tivesse optado por ficar em Pouso Alegre, por ficar na FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS, capitaneada pelo Professor Carlos Abel, essa escola teria sucumbido ao tempo e ao desinteresse. O Professor Rafael representa essa geração, que me sinto tentado a nominar. Não apenas ficaram como realizaram uma revolução, armada de vontade e boa intenção e hoje a FDSM ostenta a nota 04 junto ao MEC; melhor Faculdade isolada de Direito de Minas Gerais e 5² Melhor Faculdade isolada de Direito do Brasil; única Faculdade isolada de Direito com convênio firmado com a Universidade de Coimbra; 1² Faculdade de Direito do Brasil a obter a certificação ISO 9001:2008 e agora com curso de mestrado recomendado pela CAPES. Não foi fácil eu sei, mas necessário que mudanças fossem feitas e hoje voltando à esta casa como professor, afianço que me sinto IMENSAMENTE ORGULHOSO pelo o que vocês fizeram, porque eu não estava aqui para ajudar, mas agora me dedico como posso, na esperança de sendo perdoado, possa fazer parte desta história".



Nenhum comentário: